TEMPORADA TERMINA COM MAIS DE
1700 JOGOS COM PRESENÇA DA ASA
1700 JOGOS COM PRESENÇA DA ASA
Temporada de mais de 1700 jogos da ASA em toda região (fotos: Antonio Moraes) |
O ano de 2017 está no fim e a Associação Sorocabana de
Árbitros, ASA, fecha com seu trabalho que prima pela eficiência, fornecendo
oficiais de arbitragem para Sorocaba, Votorantim e toda a região. Neste final de semana terminam a Taça Cidade de Sorocaba, o Varzeano de Salto de Pirapora e em Votorantim o Campeonato Master, enquanto apenas o Varzeano de Aluminio segue, segundo informou o diretor Eliseu Sentelhas.
Conforme levantamento da entidade, o saldo de 2017 muito bom, com números que ultrapassam aos 1700 jogos, maior que no ano passado, 2016, o que, segundo explicou o diretor da ASA, Eliseu Sentelhas, mostra a evolução e crescimento do trabalho da ASA ano a ano, que prima pela credibilidade de seu quadro composto por árbitros, assistentes e anotadores, em toda a região.
Conforme levantamento da entidade, o saldo de 2017 muito bom, com números que ultrapassam aos 1700 jogos, maior que no ano passado, 2016, o que, segundo explicou o diretor da ASA, Eliseu Sentelhas, mostra a evolução e crescimento do trabalho da ASA ano a ano, que prima pela credibilidade de seu quadro composto por árbitros, assistentes e anotadores, em toda a região.
“É uma satisfação para nós trabalharmos com essa equipe de oficiais, formada por árbitros, anotadores e assistentes, vários com, muita experiência de anos e até décadas no futebol regional, contando com oficiais que hoje servem à Federação Paulista de Futebol. E ainda uma nova, determinada e talentosa geração de oficiais que vem surgindo nos últimos anos, com muita vontade de trabalhar em prol da arbitragem e do futebol”, disse Sentelhas, que segue:
“ É como sempre digo: temos uma família no quadro, que ama o que faz e, muitas vezes abdica de finais de semana, com seus pais, filhos, esposas, amigos, para dar sua cota de participação para termos uma arbitragem de qualidade. A todos esses abnegados (as), e determinados (as) oficiais, a ASA agradece pelos seus préstimos em mais uma temporada que se encerra. Esperamos contar com todos em 2018, e que o trabalho da ASA continue crescendo e ampliando ainda mais. Estamos cientes de que estamos cumprindo, e bem nosso papel para o crescimento do futebol regional”, finalizou Sentelhas.
Futebol de base
Segundo levantamento da Associação Sorocabana de Árbitros, neste
encerramento da temporada de 2017, a entidade esteve presente com seus oficiais
em vários torneios de futebol de base. Na Copa Brasil Infantil, por exemplo,
foram 31 jogos, com 31 árbitros e anotadores, 93 assistentes e quartos árbitros
e 155 escalas individuais.
Ainda entre os torneios para crianças e jovens, a ASA atuou na Copa Kids, da Lisofus, em 344 partidas do sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, com mais de 340 árbitros e anotadores, quase 700 assistentes e mais de 1300 escalas individuais em jogos em toda a temporada. A ASA se fez presente ainda no Campeonato Juvenil de Sorocaba.
Varzeanos de Sorocaba
Ainda entre os torneios para crianças e jovens, a ASA atuou na Copa Kids, da Lisofus, em 344 partidas do sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, com mais de 340 árbitros e anotadores, quase 700 assistentes e mais de 1300 escalas individuais em jogos em toda a temporada. A ASA se fez presente ainda no Campeonato Juvenil de Sorocaba.
Varzeanos de Sorocaba
Conforme dados da ASA, a entidade, como é tradição, teve seu quatro atuando em todos os campeonatos de futebol varzeano de Sorocaba, realizados pela Semes, Secretaria Municipal de Esportes. Foram mais de 160 jogos na Taça Baltazar Fernandes (mais de 160 árbitros e anotadores, quase 350 assistentes. Nas Taças Palácio dos Tropeiros (segunda divisão) e Taça Cidade de Sorocaba (primeira divisão), da Semes, foram quase 200 jogos no segundo semestre, com quase 200 árbitros e mesma quantidade de anotadores, e quase 400 assistentes, e dados próximos a 800 escalas individuais.
Ainda em Sorocaba, o quadro da Associação Sorocabana de Árbitros marcou presença nos Campeonatos Veteranos da Primeira e Segunda Divisões em 2017. Foram mais de 210 partidas, com equipes completas da ASA: um árbitro, dois assistentes e um anotador (a) e mais de 800 escalas individuais, números relevantes neste trabalho de fôlego da entidade nos campos de futebol de Sorocaba.
Votorantim
A presença da ASA também ocorreu na cidade de Votorantim em 2017 com números bastante expressivos. Foram quase 1400 escalas individuais e perto de 350 partidas dos torneios realizados pela Secretaria de Desporto, Sedesp, Votorantim, todas com quadro completo de oficiais de arbitragem. Em Votorantim, a ASA conduziu a arbitragem dos campeonatos varzeanos da primeira, segunda e terceira divisões, dos certames veterano, máster, cinquentão e quarentão, além do juvenil e sub-15, além de amistosos e outros eventos.
Região
Além de Votorantim, na região de Sorocaba, a ASA teve um ano com muitos jogos. Na cidade de Salto de Pirapora, foram quase 150 jogos, no campeonato municipal local, com a presença de 150 árbitros e anotadores, 300 assistentes e quase 600 escalas individuais. A ASA vem marcando presença, com seu quadro de oficiais, em outras cidades, como Alambari, onde o campeonato local iniciou no mês de dezembro.
Entidades de classe
Na relação de torneios com a presença da Associação (ASA), em 2017, também constou os de associações de classe e entidades importantes como o Sesi, onde os oficiais estiveram em ação no futebol de campo e society, com quase 250 jogos, com equipe completa. No campo, um árbitro, dois assistentes e um anotador. No society, dois árbitros e um anotador. Lembrando ainda que a ASA esteve presente em torneios classistas de empresas como a Copa Luk, Copa Fade, Copa ZF e da OAB regional, com quase uma centena de jogos.
Torneios da Liga
Por fim, fechando a temporada de 2017, a Associação
Sorocabana de Árbitros, trabalhou em vários campeonatos organizados por ligas e
entidades na região de Sorocaba. Entre os torneios da Liga Sorocabana
(Lisofus), estiveram: a Copa América principal e veterano, com quase 50
partidas no início do ano, e mais de 170 escalas individuais quase 50 árbitros
e anotadores, além de mais de 100 assistentes. Teve ainda a Copa Quarentão e
Copa Juvenil, com cerca de 50 partidas e a presença dos oficiais da ASA. A
associação ainda esteve em ação com seus árbitros, assistentes e anotadores na
Copa Manchester, com quase 200 jogos.
Diretor da ASA, Eliseu Sentelhas |
A Associação Sorocabana de Àrbitros, irá realizar no mês de janeiro a tradicional reciclagem para os oficiais de arbitragem, desta feita para a temporada de 2018. Segundo o diretor da ASA, Eliseu Sentelhas, na temporada de 2017, a ASA fechou o ano com mais de 1700 jogos em toda a região de Sorocaba. Segundo Sentelhas. Os últimos jogos da temporada ocorrerão neste final de semana, entre os quais a final da Taça Cidade de Sorocaba, a final de Salto de Pirapora no domingo e a final máster em Votorantimneste sábado, assim como alguns pelos varzeanos regionais como de Alambari.
Segundo o diretor Eliseu Sentelhas, depois de uma breve folga para as festas natalinas e de passagem de ano, o trabalho da ASA, continua no início de 2018. E dia 8 de janeiro, ocorre a já tradicional reciclagem para os oficiais da arbitragem e atualização de informações para a temporada que começa. Por sinal, o primeiro grande torneio que os oficiais da ASA atuarão será a 23ª Copa Brasil de Futebol Infantil da categoria sub-15 na cidade de Votorantim. De acordo com Sentelhas, a reciclagem ocorrerá no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, na rua Júlio Hanser, próximo à Rodoviária de Sorocaba.
Segundo a ASA, todos oficiais que trabalharam na temporada de 2017, estão convocados para marcar presença. E os que pretendem iniciar um trabalho na área de arbitragem, seja como árbitro, assistente ou anotador, na temporada de 2018, devem procurar a diretoria da ASA, no mesmo dia para obter maiores informações. Hoje a ASA conta com um quadro com quase 100 oficiais de arbitragem de várias cidades da região metropolitana de Sorocaba.
Lembrando que na Copa Brasil Infantil, evento da Prefeitura
de Votorantim, por meio da Secretaria de Desporto, ficou definido que a Seleção
de Votorantim e o Cruzeiro abrem a competição no dia 11 de janeiro, às 20h, no
Estádio Municipal “Domênico Paolo Mettidieri”.
Os grupos: A estão: Votorantim, Cruzeiro, Coritiba e Vitória; grupo B:
Corinthians, Botafogo, Internacional e Goias; grupo C: São Paulo, Atlético
Mineiro, Figueirense e Bahia; e grupo D: Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Sport. A
Sedesp divulga a tabela nos próximos dias e a Copinha vai de 11 a 21 de
janeiro.
0 comentários:
Postar um comentário