VOCÊ SABIA?
ÁRBITROS ATUAVAM FORA DO CAMPO
E "BANDEIRINHAS" SURGIRAM EM 1892
Segundo a história do futebol, os primeiros árbitros atuavam fora do campo de jogo. Isso antes de 1880 e sua função era a sinalizar as infrações. para isso, utilizavam de uma bandeira de cor vermelha, com 15cm x 15cm.
O grande problema era que essa bandeira não era funcionava bem. Tendo em vista que muitos jogadores alegavam que não enxergavam a sinalização do árbitro. Com isso, eles seguiam na jogada, provocando mais tumultos, confusões, e claro, muitas paralisações para reclamar com o árbitro
Apito em 1881
No ano de 1881, o árbitro ganhou um aliado. Um apito. Esse instrumento que, acionado, interrompia com mais facilidade a partida, agilizando o procedimento das cobranças das infrações, acabando com o aceno da bandeirola.
Surgimento do pênalti
Dez anos mais tardem em 1891, como fator para evitar as constantes faltas, e entradas mais duras nos adversários principalmente próximas as metas que visavam evitar a marcação do gol. foi criado o pênalti. Infração era marcada em lances faltosos dentro da grande área (área penal). Essa infração era cobrada de forma direta (por isso se chama tiro direto da marca de pênal), e cobrado a uma distância 11 metros do centro do gol (regra 14 do futebol).
Surgimento dos "bandeirinhas"
Para colaborar ainda mais com o árbitro na sua difícil missão de comandar uma partida, no ano seguinte, em 1892, surgiu a figura dos assistentes (regra 06), conhecidos como bandeirinhas. A sua finalidade de diminuir e dividir as funções com o árbitro durante a partida. Com isso, os árbitros assistentes passaram a ser mais úteis com o surgimento do impedimento (regra 11) em 1907." . O assistente, muito participativo nos dias atuais, tem a função de marcar a saída da bola pela lateral, marcar impedimentos, coordenar junto com o representante a troca de jogadores entre outras funções dentro do campo
0 comentários:
Postar um comentário