PERÍODO ANTES DA CRIAÇÃO DA ASA (I)
A nossa Associação Sorocabana de Árbitros, ASA, completou neste ano de 2019, mais de quatro décadas de existência. São 46 anos. A ASA, muito bem comandada por Antonio Francisco Loureiro (Chicão), e por Eliseu Sentelhas e diretoria ágil e dinâmica, foi fundada em 13 de março de 1973.
O objetivo foi de fortalecer e unir a arbitragem de Sorocaba, Votorantim e região. E de lá pra cá vem cumprindo com brilhantismo e competência e reconhecimento regional esse papel. Vamos contar nesse espaço um pouco da história desta grande entidade e os baluartes, árbitros, assistentes, e pessoas que honraram a arbitragem regional nestes mais de 40 anos.
O fato é que, antes da sua criação, em 1973 (A Lisofu era de um período bem anterior), não existia, praticamente nenhuma entidade que tomava conta, ou centralizava as ações na arbitragem de Sorocaba, Votorantim. O que acontecia na época, era que as prefeituras contratavam árbitros (isoladamente), para seus campeonatos na época.
Nesse período "Pré-ASA", os árbitros eram vinculados, na época, em Sorocaba, na Secretaria Municipal de Esportes. Sorocaba fornecia também o árbitros a Votorantim, que assim como outras cidades, não tinham uma liga. E as prefeituras dessas cidades também não "tomavam conta" dos árbitros. Com isso, e então era tudo por Sorocaba quando se tratava de arbitragem.
É preciso lembrar que naquela época a Liga Sorocabana de Futebl (Lisofu), estava então desativada. O que aconteceu, foi que a então Secretaria Municipal de Esportes, liderada pelo grande desportista Rubens Peres, O Panhó), teve uma excelente ideia. Tínhamos muitos jogos e poucos árbitros na cidade.
Na época ele (Panhó), contratou o Antônio Tozzato. experiente árbitro, para efetivação de um primeiro curso em Sorocaba, no inicio dos anos 70, para a formação de árbitros. E a primeira escolinha de árbitros regional, foi um grande sucesso e lá surgiram grandes nomes na arbitragem para o futebol amador e profissional....
CONTINUA...
VIDEO/AUDIO DESTE PRIMEIRO CAPITULO
0 comentários:
Postar um comentário