Everton Oliveira, ao lado de Regildênia ( vai buscar a FPF) |
E a safra de bons apitadores continua em alta. O próximo integrante da ASA, a engrossara as fileiras do quadro do apito da FPF é Everton Araújo de Oliveira. Aos 23 anos, ele confirmou ao site da ASA que irá realizar o curso de formação da entidade para apitar profissionalmente. "Acredito que pelo trabalho que venho realizando nestes anos todos, e conhecimento que a ASA me proporcionou, tenho boas condições de me aprimorar ainda mais no quadro da FPF e quem sabe galgar lugares mais altos na arbitragem estadual e do país", frisou Oliveira ao site da ASA.
A carreira
Apesar da pouca idade, 23 anos, Everton Oliveira já apita há quase nove anos. "Comecei com 12 anos, apitando jogos na escola, porque minha professora, Albertina me incentivou a apitar, porque não jogava nada (risos). Desde lá não parei mais de apitar", explicou.
Oliveira disse que teve sua primeira oportunidade com 16 anos na ASA. "E pra complicar fui escalado pelo seu "Eliseu" para fazer um jogo da teceira divisão no campo da Chave (em Votorantim). Posso dizer que não tive medo, mas tive um pouco de frio na barriga. Mas foi tudo bem. E tinha uma autorização de minha mãe para atuar", comentou.
O mundo dos árbitros é cheio de histórias engraçadas. Everton Oliveira conta uma delas: "Uma vez um jogador (tentando me pressionar), em um jogo do varzeano, me falou assim `apita pros dois lados´, e eu falei:`O meu apito só sai para um lado só, e não pelos dois`. E todo time riu dele", conta Oliveira.
Everton (aco centro), na Copa Brasil Infantil/Foto Benedito Arruda |
O árbitro disse que por conta dos compromissos, nos finais de semana, raramente consegue ficar com a família:"Nunca tenho tempo de comer um macarrão da mamãe no domingo.Um fim de semana com a familia e raro. Mais se não tiver jogo no fim de semana eu fico doente", disse, rindo, o árbitro.
Para Evertos Oliveira, a ASA vem tendo um bom trabalho. Mais precisamos de renovação para arbitragem, mais cursos. E nos jogos mais segurança, melhor estrutura nos campos"
Futuro como profissional
Everton Oliveira disse que está otimista em relação à sua carreira como futuro árbitro profissional. Incentivado pelo atual árbitro da CBF e Federação Paulista, ele tendo como espelho Silvia Regina e ainda Relgidênia de Holanda, do quadro da Fifa, as esperanças são grandes:
"Eu me inspirei muito na árbitra Silvia Regina e hoje na arbitra Regildenia, da Fifa, por sua por sua humildade e por sempre ter corrido atrás do seu sonho.E é isso que eu vou fazer", finalizou.
0 comentários:
Postar um comentário