VOCÊ SABIA?
ÁRBITRO INGLÊ TROUXE PARA
O BRASIL A NÚMERAÇÃO NA CAMISA
Após esta apresentação, no ano seguinte (1912), as equipes de Nueva Gales del Sur (Austrália) foram obrigadas a usar a novidade em Torneios oficiais. Sendo assim, o uso da numeração nas costas dos jogadores, é um invento australiano e não britânico, como se vem dizendo desde 1930. Surgiu em 1928, na Inglaterra, na partida Arsenal x Hillsborough. A idéia partiu do treinador do Arsenal, Herbert Chapmann, que buscava uma maneira fácil e prática de identificar seus comandados. Depois propagou-se para o Continente europeu, estando sempre em moda a numeração. Em 1933 se tornou "item obrigatório" pela federação inglesa, a pedido das emissoras de Rádio.
Em muitos campeonatos do velho mundo, até 76 anos atrás, foram usados os números nas costas do jogador de futebol, tal como ocorria com os jogadores de Rugby. Todavia, na Copa do Mundo de 1938, já havia saído da moda. Aliás, a FIFA, não exigia nenhuma numeração de jogadores no certame mundial, e jamais havia pensado nisso. No entanto, houve uma época em que era justificável tal novidade, época em que era permitida a substituição de jogadores.
Com esse hábito, a confusão que se fazia com a entrada e saída de jogadores não era pouca. Inclusive, não sendo muito útil a numeração quando se tratava de campeonato local. Os jogadores eram identificados facilmente em campo. O mesmo não acontecia no campeonato brasileiro de seleções onde, muitas vezes, o público local não conhecia os visitantes.
Fifa começou em 1939 eno Brasil em 1950
Em 1939 a International Board recomendou a utilização da numeração. A primeira competição internacional em que a recomendação passou a valer foi a Copa do Mundo de 1950, no Brasil. Poré, segundo os estudiosos os Chelsea, de Londres jogou no Rio de Janeiro e São Paulo no fim da década de 20 com os seus jogadores tendo um número pregado às costas - de 1 - o goleiro a 11 - o ponta esquerda. Mas, oficialmente, um arbitro inglês vaio ao Brasil no fim da década de 40 para oficializar e mostrar a aplicação da nova norma.
De acordo com estudiosos, o Fluminense foi o primeiro clube brasileiro a utilizar a numeração em suas camisas. Foi em um jogo no estádio do Pacaembu. Depois de anos, por proposta da Federação Paulista de Futebol, adotou-se a utilização da tal novidade no campeonato Nacional de Seleções Estaduais de 1947.
Regra 4
No futebol, é a regra 4 que determina como devem ser os uniformes das equipes. Confira:
Regra 4 e a cor diferente do
uniforme do árbitro e do atleta
* Os jogadores não podem utilizar nenhum objeto que seja perigoso para
eles mesmos ou para os demais jogadores (incluindo qualquer tipo de
jóias). O uniforme completo consiste de:Camisa de mangas curtas ou comprida
Calçõe
Meias Comprida
Caneleiras (material adequado
Chuteiras com cravo
Munhequeiras
* A(s) cor(es) das camisas das duas equipes devem ser diferentes, para não confundir o público e nem a arbitragem. Cada guarda-redes (PT-PT) ou goleiro (PT-BR) deve usar um equipamento de cores que o distingua dos jogadores, do árbitro e dos árbitros assistentes.
* A cor da camisa do quarteto de arbitragem deve ser diferente das cores das camisas de ambos os times, e cada um com seu próprio número.
Fonte ("Esporte Ilustrado" ° 445 (autoria de Olimpicus), de 17/10/1946; Site da IFFHS; Livro "A regra é clara", de Arnaldo Cézar Coelho/ site campeões do futebol).
0 comentários:
Postar um comentário