TECNOLOGIA AUXILIA ÁRBITRO
Em uma época onde o que mais se fala é no uso da tecnologia para auxiliar os árbitros - para o ano que vem está previsto o inicio da opração em termos oficiais do árbitro de vídeo em competições regulares no Brasil - é preciso lembrar que alguns esportes já usam a tecnologia para ajudar os apitadores: Atletismo - Uma câmera lenta super potente serve como tira teima para ver se o atleta queima a linha de salto, por exemplo; Futebol americano - Cada time tem o direito de pedir, duas vezes por tempo, a consulta ao replay em jogadas marcadas pelo juiz. Não são raras as vezes em que os árbitros mudam a decisão anterior depois de ver a jogada novamente. Tênis - O jogo acontece diante de 12 câmeras, e os jogadores podem pedir para ver o replay durante a partida. Vôlei - Foi criada uma bola com chip que informa se ela caiu dentrou ou fora da quadra
BRASILEIRO NA COPA DA RÚSSIA
Sandro Meira Ricci (FOTO) é o representante do Brasil na Copa do Mundo da Russia. A Fifa definiu os árbitros que vão trabalhar na competição do ano que vem. No total, foram selecionados 36 profissionais de diferentes nacionalidades, sendo que de oito a dez deles serão reservas.Ricci participa de sua segunda copa do mundo. Em 2014 foi o árbitro brasileiro na copa. Também esteve em mundiais de clubes e outros importantes torneios internacionais. A confederação europeia (UEFA) tem a maior quantidade de árbitros destacados: 10. Da Oceania (OFC), dois. E Ásia (AFC), América do Sul (Conmebol), América do Norte e Central (Concacaf) e África (CAF) têm seis cada. Ainda não há a definição dos auxiliares e tampouco dos eventuais árbitros de vídeo – o uso do VAR no Mundial será discutido em fevereiro.
(Fonte: ANAF)
CACHORRO É "EXPULSO" DE CAMPO
Um fato engraçado e inusitado aconteceu na partida entre Central Córdoba e Sportivo de Las Parejas, na Argentina, em jogo válido pelo Torneo Federal A (Terceira Divisão da Argentina). O jogador Marcos Sánchez, do Central, recebeu um passe do meio-campo quando, de repente, um cachorro lhe dá um carrinho e rouba a bola. O atleta caiu no gramado e o cachorrinho saiu com a posse de bola, feliz da vida e só parou quando jogadores se aproximaram dele.
O árbitro da partida, Miguel Mazón (foto) "expulsou" o cachorro de campo pela falta dura em Sánchez. Lembrando quepara a regra do jogo o cachorro (ou outro elemento) é considerado "corpo estranho" em campo. Neste caso, quando um corpo estranho interfere no jogo o árbitro deve paralisar a partida e reiniciá-la com um bola ao chão na linha da pequena área paralela a linha de fundo no ponto mais próximo em que houve a interferência.
O árbitro da partida, Miguel Mazón (foto) "expulsou" o cachorro de campo pela falta dura em Sánchez. Lembrando quepara a regra do jogo o cachorro (ou outro elemento) é considerado "corpo estranho" em campo. Neste caso, quando um corpo estranho interfere no jogo o árbitro deve paralisar a partida e reiniciá-la com um bola ao chão na linha da pequena área paralela a linha de fundo no ponto mais próximo em que houve a interferência.
(Fonte: site https://refnews.wordpress.com)
1ª MULHER EM CAMPO NA ARGENTINA
A assistente Gisela Trucco (foto) se tornou neste ano de 2017 a primeira mulher da história a atuar em um jogo da primeira divisão do Campeonato Argentino, o empate entre por 1 a 1 entre o Defensa y Justicia e o Olimpo, válido pela sétima rodada. “Peço que tenham o mesmo respeito com qual trabalhamos por toda a vida”, disse o árbitro principal da partida, Fernando Rapallini, antes de a bola rolar.
Trucco, de 29 anos, foi aplaudida pelos torcedores do Defensa y Justicia quando entrou em campo. A juíza, que se formou em 2007, fez um bom trabalho na sua estreia na primeira divisão. A Associação do Futebol Argentino (AFA) classificou a estreia de Gisela como “histórico” e um “marco para a arbitragem” do país. “A vontade foi mais forte que o mundo machista. É um prêmio ao esforço realizado. Espero que seja o ponto de partida para abrir portas para mais mulheres”, disse Trucco aos jornalistas.
(Fonte: site https://refnews.wordpress.com)
(Fonte: site https://refnews.wordpress.com)
TRIO BRASILEIRO NO MUNDIAL
O Brasil será representado no Mundial de Clubes nos Emirados Árabes Unidos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta segunda-feira, que o trio de arbitragem formado por Sandro Meira Ricci como juiz, além de Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse como assistentes, foi convocado para participarem do Mundial. Além deles, Wilton Pereira Sampaio foi escolhido como um dos profissionais que trabalhará como árbitro de vídeo na competição. O evento contará com o uso de tecnologia, como aconteceu na edição de 2016.
(Fonte: site https://refnews.wordpress.com)
(Fonte: site https://refnews.wordpress.com)
O sábado (21) foi especial para as mulheres da arbitragem brasileira. No Eco Resort Oscar Inn, na cidade de Águas de Lindóia (SP), foi iniciado o IV Curso RAP-FIFA Feminino. Através da parceria entre a entidade máxima do futebol mundial (FIFA), a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF) e a CBF, sete árbitras e 33 assistentes terão, em um período de cinco dias, atividades preparatórias sob o comando de experientes instrutores.
CBF: CURSO FIFA PARA ÁRBITRAS E ASSISTENTES (1)
O RAP (Abreviação da expressão em inglês Referees Assistance Programme ou Programa de Assistência para Árbitros) promoveu em outubro, aulas práticas e teóricas visando uma busca pela evolução e desenvolvimento das participantes e recebeu as árbitras e assistentes.Na abertura, a instrutora física da FIFA, Cristian Rosen, parabenizou a CBF por seu apoio ao aprimoramento do ofício e lembrou do esforço dos dirigentes em desenvolvimento do gênero feminino. Ela destacou que o quarteto que foi ao recente curso na Conmebol, formado por Edina Batista, Neuza Back, Tatiane Camargo e Rejane Corrêa, teve um excelente desempenho nos pilares técnicos, físicos e no mental. Tudo isto é fruto da atenção e do forte investimento da CBF. Ana Perez, instrutora técnica da FIFA, que participa de cursos pela América do Sul e no feminino, percebe claramente os avanços significativos, principalmente no pilar mental. Ela destacou que o Brasil é o único que disponibiliza uma profissional da área de psicologia há anos para todos os cursos.
CBF: CURSO FIFA PARA ÁRBITRAS E ASSISTENTES (1)
O presidente da Comissão de Arbitragem Marcos Marinho, enfatizou o investimento feito pela CBF e afirmou que está satisfeito com os resultados obtidos nos campos de futebol. Ele afirma que a designação de oito árbitros brasileiros para as duas últimas rodadas das eliminatórias é a resultante do incansável trabalho que vem sendo desenvolvido. Marinho conclamou o gênero feminino a buscar seu espaço com ainda mais dedicação, pois a CBF tem proporcionado cada vez mais atividades para que elas possam desenvolver suas qualidades e espera que as Federações continuem a multiplicar o número de mulheres na arbitragem.
0 comentários:
Postar um comentário