Arbitros, assistentes e anotadores lotaram o Aquário Cultura em Votorantim-SP |
O ano de 2015 começou para a arbitragem de Sorocaba e região, oficialmente, nesta quinta-feira, dia 9 de janeiro, com a reunião anual da Associação Sorocabana de Árbitros (ASA), realizada no Aquário Cultura, em Votorantim. O tema central foi a Copa Brasil Infantil, evento em sua vigésima edição, que começa dia 15 de janeiro, com a presença de 16 equipes de todo o país.
"Temos por meta nestas reuniões de inicio de ano, esclarecer junto aos nossos árbitros, assistentes e anotadores, dúvidas, regras e fixar e normatizar padrões de comportamento seja no decorrer das partidas como também fora dela", disse Sentelhas.
Além de Eliseu Sentelhas, diretor da ASA, estiveram presentes também, João Gomes, diretor da Liga Sorocabana, Thallison e Gemerson de Camargo, envolvidos diretamente com a organização do torneio, e Guilherme Ceretta, da Sedesp, Secretaria de Esportes de Votorantim. Mais de 50 pessoas, entre árbitros, assistentes e anotadores, participaram do encontro.
ASA e Sedesp: reunião para preparar arbitragem na Copa Brasil sub-15 |
Uma das novidades, que segundo a ASA, é encarada como melhoria, é o fim da prorrogação nos chamados "jogos mata-mata". "Além dos jogadores, em todos os sentidos, essa mudança, preserva o árbitro, fisicamente e emocionalmente", explicou Sentelhas.
Para os anotadores, a novidade é uma súmula mais simplificada, que tem como modelo a usada em competições da CBF, como Brasileirão e Copa do Brasil. Simplificada, mas que exigirá mais atenção dos anotadores. Se der certo, a Sedesp Votorantim poderá passar a usar esse modelo para seus torneios durante o ano, segundo informou Guilherme Ceretta.
A fim de agilizar os trabalhos dos anotadores, a ASA sugere que os assistentes auxiliem, buscando, bem antes das partidas, as escalações das equipes, os onze que entram em campo, os reservas, dez no máximo, e quem ficará no banco de reservas. Das dez pessoas da delegação, inscritas, apenas cinco poderão ficar no banco, mas a opção de quem fica é do clube.
Sentelhas lembrou por fim, que a meta é sempre fazer uma arbitragem educativa numa competição sub-15, mas que os árbitros e assistentes tem de ficar atentos e apitar cada jogo como fosse uma final de campeonato, e como um jogo como esse exige.
A Copa Brasil Infantil já teve divulgada a tabela e a primeira rodada será essa, segundo a Sedesp:
15 de janeiro
Estádio, 20h, São Paulo x Atlético-MG
16 de janeiro
Estádio
9h, Santos x Grêmio
10h30, Palmeiras x Cruzeiro
18h, Votorantim x Coritiba
19h30, Corinthians x Internacional
Sesi
9h, Flamengo x Bahia
10h30, Botafogo x Vitória
16h,30, Sport x Figueirense
FOTOS - Fotos: Rivail Oliveira/Renta Cibele
TODAS FOTOS
http://asasorocaba.blogspot.com/p/fotos.html
https://www.flickr.com/photos/127258628@N04/sets
0 comentários:
Postar um comentário