ASA SOROCABA

EMAIL: asasorocaba@gmail.com FACEBOOK: facebook.com/asasorocaba.asa ENDEREÇO:asasorocaba.blogspot.com.br
Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Like on Facebook

TRADUTOR

Popular Posts

Blogger templates

Blogger templates

Blogroll

terça-feira, 10 de junho de 2014

Arbitros da ASA, Federação falam do apito na Copa do Mundo




Sandro Meira Ricci, árbitro do Brasil na Copa


Com será que um árbitro de futebol, seja ele profissional ou amador vê ou assiste uma Copa do Mundo? 
 Como um torcedor "normal"? Ou com o "sentido mais aguçado", observando principalmente os "companheiros de profissão", árbitros internacionais que estão à frente das partidas num Mundial?
O site da ASA ouviu alguns árbitros da região, que trabalham para a Associação Sorocabana de Arbitros e alguns do quadro da Federação Paulista de Futebol.
Eles opinaram sobre alguns temas, como suas expectativas dos que vão arbitrar o Mundial de 2014 no Brasil; do árbitro brasileiro na Copa; do uso da tecnologia; a questão disciplinar etc. Foram ouvidos os árbitros Paulo Márcio de Campos, Júlio Cesar Rodrigues, Eduardo Biruel, Jefferson de Sousa, Everton Araújo.
O Portal da ASA ouviu ainda o árbitro aspirante á Fifa, do quadro da Federação Paulista de Futebol e integrante do quadro da ASA, Guilherme Ceretta de Lima, que detalhou os rigores da arbitragem internacional nas vésperas de uma Copa do Mundo.
Além disso o diretor de arbitragem da ASA, Eliseu Sentelhas também falou de suas expectativas para a Copa do Mundo.

Paulo Márcio de Campos - ASA e Federação Paulista de Futebol
Paulo Márcio

"Todos árbitros de um Mundial  tem a sua qualidade. Mas os do Brasil são os melhores, pois aqui (ainda) é o país do futebol e temos os melhores jogadores e árbitros. A cada dia que passa temos que estar mais focado e preparados para qualquer tipo de situação. E o mesmo acontece com um árbitro que vai apitar uma Copa do Mundo. Tem que estar preparado para tudo. Acredito que os árbitros desta Copa deverão coibir o antijogo, para privilegiar o bom futebol, que foi uma das orientações da Fifa, segundo soubemos".



Júlio Cesar Rodrigues - ASA

Júlio Cesar
"Primeiramente, acredito muito na arbitragem internacional. Acredito que o quadro de árbitros da Fifa; os selecionados para a Copa do Mundo no Brasil são os melhores.Fisicamente, disciplinarmente e tecnicamente. Todos passaram por um minucioso teste feito pela entidade maior do futebol. Também devemos levar em consideração a experiencia que todos eles tem em atuar em grandes e importantes jogos, pois a maioria deles já estão acostumados a apitar jogos das estrela que estarão na Copa..Em relação aos árbitros e assistentes que atuaram na Copa acredito que será uma Copa tranquila. Tenho só um pouco de preocupação, quanto aos jogadores em relação aos árbitros que não atuam na Europa. Isso porque os árbitros que atuam na Europa não só são conhecidos na Europa, mas como no mundo todo. Muito diferente dos árbitros da América do Sul e os asiaticos, que muitos deles, internacionalmente, são menos conhecidos. E por conta disso alguns  jogadores podem tentar tirar aproveito dessa situação. Quanto ao arbitro brasileiro Sandro Ricci, na minha opinião, é o mais e melhor preparado para atuar em uma competição deste nível. Ele teve em partidas na América do Sul, atuações indiscutíveis, apitando bem jogos entre times argentinos,uruguaios e está preparado para a Copa."

Eduardo Biruel- ASA
Eduardo Biruel

"Oá arbitros da Copa são muitos esperientes e tenho  certeza que vão desempenhar um grande trabalho.Eu 
gosto do trabalho do árbitrro Sandro Ricci, embora acredito que ele ainda ele não está totalmente preparado para arbitrar uma Coopa  do Mundo, mas torço para que ele faça uma grande Copa. Npos arbitros  do futebol amador nos inspiramos muito  nos melhores árbitros do mundo, que são os que atuam no Mundial. "A gente que faz o amador se inspira muito nesses apitadores e sempre aprende um pouco mais. Na minha opinião, o inglês Howard, que apitou a final da Copa passada é ainda o melhor do mundo."

Jefferson Eduardo Sousa (ASA)
Jefferson Sousa

"Eu acho que vai ser uma das Copas mais disputadas dos últimos tempos. Mas com a  melhoria da tecnologia, vai ser bom para os árbitros e reduzir teoricamente a margem de erros. Sobre o arbitro do Distrito Federal Sandro Ricci,  para mim um dos melhor do Brasil. Os árbitros não vao ter vida fácil porque essa vai ser uma Copa muito disputada e  pelo menos quatro a cinco seleção boas brigam pelo título. E olhando um torneio desses  você aprende muito, embora uma Copa de um amador tem uma diferença grande.





Everton Araújo
Everton Araújo de Oliveira (ASA)
"Os árbitros da copa estão muito bem preparados para a Copa do Mundo, em minha opinião. Com a tecnologia ao favor da arbitragens, Irão acabar ou reduzir muitos erros. Já o árbitro Sandro Ricci, e uns dos melhores do Brasil e vai representar bem a arbitragem brasileira no Mundial".




Marcelo Sanches Moreno - (Federação Paulista de Futebol e ASA)

Marcelo Moreno
"Acredito   que todos que estão convocados para arbitrar a Copa do Mundo são profissionais e 
merecedores! Sobre os brasileiros, o Sandro Ricci, eu apenas o conheço pelos jogos de TV e gosto muito do estilo de arbitragem dele. O Sandro tem um condicionamento físico invejavel e está acostumado com grandes jogos. Seus assistentes são colegas do quadro paulista e já tive o prazer de estar com dois; tanto o Emerson Carvalho  quanto o Marcelo são assistentes de altíssimo nível e eram muito pouco oque no futebol rápido de hoje em dia se torna cada vez mais difícil. Como como pessoas são excelentes também .Vou torcer muito por eles! Tendo a certeza que o trio escolhido vai representar muito bem a arbitragem brasileira"




Gullherme Ceretta de Lima (ASA, Federação Paulista, CBF e Aspirante à Fifa)
Guilherme Ceretta de Lima
"Acredito num bom nível técnico na arbitragem neste Mundial. Temos árbitros de prestígio internacional, principalmente europeus com muita qualidade (você pode observar isso nas últimas quatro ou cinco Copas), que apresentam um elevado índice de acertos, que de certa forma ofusca os os erros de árbitros não tão renomados e de países sem tanta tradição ou fortes no futebol, mas que vem para uma Copa do Mundo mostra suas qualidades e conhecimentos.  em relação ao Sandro Meira Ricci, ele aproveitou bem a oportunidade. Ele passou no teste (da Fifa), ao contrário de outros dois e se preparou bem, embora não tenha tanta experiência internacional,fez uma boa base e um bom trabalho pré-Copa. Acreditamos que vá fazer um bom trabalho neste Mundial, tanto que fez um bom trabalho no Mundial Interclubes e competições Sul Americanas. Em relação à tecnologia, ela sempre vem a somar, principalmente no tocante às dúvidas nos gols, mas os árbitros terão de entrar focados e muito concentrados durante o tempo inteiro das partidas. A Fifa quer que os árbitros tenham nesta Copa o domínio e controle total da partida, para que os jogos não descambem para a violência. Por exemplo, uma mesma entrada mais forte que é punida num jogo com cartão amarelo ou vermelho, terá de ser punida nos demais jogos. Com isso, a Fifa exige dos árbitros uma padronização na aplicação das regras, independente do continente que o arbitro apita. E aí está um dos problemas, pois cada país e continente, e consequentemente seus árbitros, têm culturas e valores diferentes. Na Europa e na América do Sul, são padrões diferentes. Na Europa os árbitros e os torneios abominam o chamado antijogo, o `cai-cai`, faltas simuladas, a `malandragem`muito usada aqui na América do Sul e no Brasil. Tanto que o Neymar encontrou dificuldades no início na Europa. Mas a Fifa está no caminho certo na busca por essa padronizaçaõ. E todos esperamos um bom Mundial com boas arbitragens".




Eliseu Sentelhas (Diretor de Árbitros da ASA)


Diretor Eliseu Sentelhas
"Gostaria de parabenizar o Sandro Ricci, pela indicação para a Copa do Mundo. Acredito que ele vai representar muito bem a arbitragem brasileira no Mundial. Esperamos, que tenhamos bons jogos e boas arbitragems nesta Copa do Mundo, onde a arbitragem serve como parâmetro para todo o mundo e aqui não será diferente. Esperamos uma Copa com disciplina, onde o talento seja valorizado e a violência e deslealdade dentro de campo, seja combatida, e é para isso que lá estão os melhores árbitros e assistentes do mundo."







 


←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CURIOSIDADES DA ARBITRAGEM

VOCÊ SABIA?   ÁRBITROS ATUAVAM FORA DO CAMPO E "BANDEIRINHAS" SURGIRAM EM 1892 Segundo a história do futebol, os primeiros...