ASA SOROCABA

EMAIL: asasorocaba@gmail.com FACEBOOK: facebook.com/asasorocaba.asa ENDEREÇO:asasorocaba.blogspot.com.br
Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Like on Facebook

TRADUTOR

Popular Posts

Blogger templates

Blogger templates

Blogroll


terça-feira, 22 de maio de 2018

De janeiro a maio de 2018


Balanço da ASA aponta quase
650 jogos em cinco meses



ASA, mais de 600 jogos em quase cinco meses de 2018 (Antonio Moraes)

Faltando uma semana para terminar o quinto mês da temporada 2018 do futebol de Sorocaba, Votorantim e região, a ASA, Associação Sorocabana de Árbitros, sempre presente com seu quadro, já totaliza quase 650 jogos,  média de quase 130 jogos por mês, com média de jogos entre 32 a 40 jogos semanais.
Segundo levantamento da ASA, estiveram em ação desde 12 de janeiro, quando a bola rolou pela Copa Brasil sub-15 em Votorantim,  até 19 de maio, portanto em 18 semanas de 2018, 665 árbitros, quase 640 anotadores (esclarecendo que em jogos do futebol society são dois árbitros por jogo),   1271 assistentes (antigos “bandeiras”, totalizando, em escalas individuas, 2.565 oficiais da ASA em ação.
A ASA já esteve presente, em Sorocaba, na Taça Baltazar Fernandes, a terceira divisão local, que ultrapassou os 200 jogos; no Veterano da 1ª Divisão, com mais de 50 partidas, ambos campeonatos da Secretaria de Esportes (Semes). Foram ainda quase 40 jogos na Copa América, da Lisofus.  A Copa das Escolinhas, também da Liga Sorocabana, teve quase 80 jogos com presença da ASA.

Nas cidades da região, em Votorantim, com os campeonatos da 1ª Divisão, Menores e Quarentão entre outros, promovidos pela Secretaria de Esportes local (Sedesp), já foram quase 110 partidas tendo a arbitragem da ASA. Sem citar a Copa Brasil Infantil, com mais de 30 partidas.
Em Salto de Pirapora, o Campeonato Varzeano local totaliza mais de 60 jogos com os oficiais da Associação Sorocabana de árbitros. Alambari também teve jogos no seu campeonato com presença da ASA.

Nos chamados “torneios classistas” ou de empresas, a ASA vem atuando bastante em 2018. Nos tradicionalíssimos Jogos do Sesi, Copa das Indústrias, (ex-Jogos Operários), no futebol de campo, já fora, quase 40 partidas somente neste início de temporada; o torneio de futebol society dos Jogos do Sesi, tiveram 20 partidas nesta arrancada. O Copa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), regional, também conta com a arbitragem da ASA.

AS ESCALAS DOS 30 ULTIMOS DIAS

Balanço de 30 dias
De 29 de abril a 20 de maio, a ASA contabilizou 175 partidas com a presença de seu quadro na região, colocando em ação, 189 árbitros (society tem dois árbitros por jogo), 322 assistentes (bandeiras) e 175 anotadores. Neste balanço mensal, a Taça Baltazar Fernandes teve 51 jogos, com presença da ASA;  o Veterano da 1ª Divisão de Sorocaba, contou com 16 partidas; Votorantim com nove; Salto de Pirapora com 20; a Copa das Escolinhas, da Lisofus, com 30; Copa Sesi de Futebol Master com 29; Copa Sesi de Futebol Society com 14 jogos; e a Copa OAB com seis jogos


AS FOTOS DE  ABRIL E MAIO


ASA, uma família unida em prol da arbitragem

“São números importantes para a ASA, que segue trabalhando com afinco para o bem do futebol regional com seu quadro de árbitros, assistentes e anotadores em praticamente em toda a região. E nunca é demais, agradecer a essa nossa família da arbitragem ASA, que semanalmente abdica e se priva, sábados, domingos e feriados, da convivência com seus familiares, pais, mães, esposas (os), filhos, para se dedicar à arbitragem nos campos mais diversos de Sorocaba, Votorantim e região. É um pessoal guerreiro, que procura fazer sempre seu melhor para o futebol e deve ser sempre enaltecido e merecer nosso carinho”,  disse o diretor de árbitros da ASA, Eliseu Sentelhas.

Beneficios para a arbitragem do curso ASA/Safesp

O diretor comentou o recém terminado “Curso de Formação de Árbitros” realizado pela ASA em parceria com a Safesp, e seu reflexo direto para o trabalho da ASA e dos oficiais que atuam e os que virão a atuar num futuro próximo: 

“Esse curso, e agradecemos à diretoria da Safesp por isso, no proporcionou não somente uma forma dos que já atuam na arbitragem, de aplicar no campo de jogo,as melhorias, aperfeiçoamento e conhecimento obtido no curso. Assim como deu a oportunidade da arbitragem regional poder contar com novos oficiais de arbitragem. Gente nova, que se unirá aos oficiais mais experientes para fazer cada dia mais uma arbitragem mais forte. E quem ganha com isso é o futebol e o esporte”, finalizou  Sentelhas.









sábado, 19 de maio de 2018

DIPLOMAÇÃO CURSO ASA/SAFESP 2018

NOITE MARCANTE DE 
ENCERRAMENTO 


Todos diplomados e homenageados no encerramento do curso ASA/Safesp (Foto - Ivone Santos)
Em um evento  marcante, na noite do dia 11 de maio, no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, na rua Júlio Hanser, ocorreu em grande estilo  o cerimonial de  diplomação dos candidatos aprovados no  “1º Curso de Formação e Capacitação de Árbitros de Futebol”.

Arthur da Safesp, entrega um dos diplomas
O curso, o primeiro do gênero na região de Sorocaba, foi promovido pela Associação Sorocabana de Árbitros (ASA), em parceria com o Sindicato dos Árbitros do Estado de São Paulo, Safesp. O curso ASA/Safesp em Sorocaba, contou com 40 horas de aulas práticas e teóricas dias  3, 10, 17 e 24 de março. no Sindicato dos Metalúrgicos.

Na ocasião,  foram diplomados  56 pessoas, que fizeram o curso.  algumas que já atuavam no seguimento - árbitros, assistentes e anotadores em busca de aperfeiçoamento e mais conhecimento para suas funções. Assim como pessoas interessadas em entrar pela primeira vez na arbitragem regional, ou apenas para conhecer a área de mediação no futebol.


Autoridades presentes


Participaram do cerimonial, várias autoridades. Entre elas, o presidente da Associação Sorocabana de Árbitros (ASA), Antonio Francisco Lourenço, e o diretor de árbitros da ASA, Eliseu Sentelhas, diretora financeira da ASA, Ivone Santos. Pelo  Sindicato dos Árbitros do Estado de São Paulo, Safesp, estiveram seus diretores, Douglas D´Andrea  e Arthur Alves Júnior. Assim como, Leandro Cândido Soares  presidente do Sindicato dos metalúrgicos  Sílvio Luís Ferreira secretário geral.

Discursaram durante o cerimonial, o presidente da ASA, Antonio Francisco Lourenço, o diretor de arbitragem, Eliseu Sentelhas, e Arthur Alves Júnior, da Safesp. Os dirigentes da ASA destacaram a importância do curso para o aperfeiçoamento cada vez maior dos árbitros de Sorocaba e região,nesta importante iniciativa; assim como a oportunidade que se deu a pessoas que pretendiam conhecer e ingressar na área da arbitragem.

FOTOS DA PREMIAÇÃO

Emoção dos familiares


A diplomação trouxe, além dos 56 participantes do curso, muitos familiares, que se emocionaram, assim como os condecorados,  com o evento, que tem muita importância. A agora  todos eles poderão atuar em Sorocaba, região e todo o estado de São Paulo, seja como árbitro, assistentes ou anotador.
Recordando que durante o curso, participaram renomados instrutores, entre eles, a árbitra Renata Ruel,  do quadro da Federação Paulista de Futebol, que  ministrou uma palestra sobre planejamento de carreira . E Carlos Pianosqui que abordou as regras 11 e 12, além da aplicação da segunda avaliação teórica.




Segundo Eliseu Sentelhas, vários dos que fizeram o curso devem ser aproveitados no quadro de árbitros da ASA. "É uma geração nova que está chegando e agregando ao, já bom trabalho feito por nossos oficiais nestes mais de 20 anos da ASA", reiterou Sentelhas.

Os diplomados





Anderson Donizete Rodrigues Antunes
Bianca de Camargo Reche Motta
Bruno Henrique Lineker da Silva
Bruno Tomazella Rocha Camargo
Carlos André Azevedo Ribeiro
Carlos José Teixeira
Celso Vieira Proença Neto
Cesar Augustro José Pinto
Charles Michel Mariano
Cladson R.M. da Silva
Claudemir Negri
Claudinei Fernando Mariano
Cleiton R. Muniz
Diego Maicon Monteiro Oliveira
Diogo Santos Ribeiro
Donizete M. Oliveira Pinto
Edimir Justino
Eduardo Cesar dos Santos
Evanildo Natalino André
Everton Moraes Bastos
Fabiano de Oliveira
Fabio Leite Braga de Oliveira
Fabio Miguel Paladim
Fernanda Soares Torres
Geraldo Bertolazzo
Graziela da Silva Rosa
Guilherme  Diniz dos Santos
José Vianis Pires Henrique
Leandro Goser
Luciano Liandro Bernardo
Marcos Paulo Antero Silva
Mauricio Aparecido Lemes da Silva
Milton Kulbert Junior
Orizeu Nunes  de Almeida
Paulo Roberto Robis Rinaldi
Rafael Diniz Soares dos Santos
Renato Alves de Lima
Richard Michael Mariano
Roberto Rivelino da Silva
Sebastião Osvaldo  B. de Oliveira
Sergio de Souza Coelho
Sérgio Luis Mendes Oliveira
Simara Messias Rezende
Stefany Karina Antunes Rodrigues
Thais Ortiz de Oliveira
Waldir de Oliveira
Welker Junior  Ribeiro Messias
Wesley Tadeu Pires da Silva Queirós
Wilson  dos Santos Ribeiro



quinta-feira, 17 de maio de 2018

DIPLOMAÇÃO CURSO ASA/SAFESP 2018/HOMENAGEM ESPECIAL

ASA lembra de destaques
 na arbitragem



ASA homenageou ex-árbitros e dirigentes da entidade



No evento  de encerramento do “1º Curso de Formação e Capacitação de Árbitros de Futebol”, dia 11 d e maio foi promovido pela Associação Sorocabana de Árbitros (ASA), em parceria com o Sindicato dos Árbitros do Estado de São Paulo, Safesp, não faltou emoção



Arthur Alves Jr.
Mário Guidolim
 Na ocasião a ASA, prestou uma homenagem e concedeu placas comemorativas para pessoas que dedicaram boa parte de suas vidas para a arbitragem. Além destes, A ASA fez uma homenagem à Safesp, representada pelo dirigente  Arthur Alves Júnior.


Na ocasião,  foram diplomados  56 pessoas, que fizeram o curso.  algumas que já atuavam no seguimento - árbitros, assistentes e anotadores em busca de aperfeiçoamento e mais conhecimento para suas funções. Assim como pessoas interessadas em entrar pela primeira vez na arbitragem regional, ou apenas para conhecer a área de mediação no futebol


Claudinei Belo 

Entre os homenageados da arbitragem regional, grandes nomes como o árbitro João Íris Machado, que pertenceu à Federação Paulista e trabalhou como arbitro da ASA grande parte de sua vida e tem grande representatividade na história da arbitragem regional.

João I

André Bom

Outro nome de destaque, que foi  lembrado e condecorado foi, Mario Guidolim, um dos símbolos da arbitragem, atuando duas dezenas de anos pela ASA e também no futsal, e igual a João Iris, deixou sua marca registrada na arbitragem regional e do estado.


Outros três importantes nomes da arbitragem regional, foram destacados e condecorados pela ASA.São eles,  Claudinei Belo, que foi dirigente da ASA e atuou muitos anos em prol da arbitragem regional.

 André de Souza Bom, um dos mais experientes árbitros, que atua até hoje como assistente nas partidas arbitradas pela ASA foi outro nome  homenageado. 

Homenageados e os diplomados
Além dele, o árbitro Marcos Amaro, tampem estava na relação dos homenageados pela  Associação Sorocabana de Árbitros (ASA). 


A diplomação do curso ASA/Safesp em Sorocaba ocorreu dia 11 de maio de 2018,  no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, na rua Júlio Hanser, e diplomou 56 participantes do curso.
Eliseu Sentelhas e Arthur
Ivone, Belo, João Íris e André
O curso, o primeiro do gênero na região de Sorocaba, foi promovido pela Associação Sorocabana de Árbitros (ASA), em parceria com o Sindicato dos Árbitros do Estado de São Paulo, Safesp. O curso ASA/Safesp em Sorocaba, contou com 40 horas de aulas práticas e teóricas dias  3, 10, 17 e 24 de março. no Sindicato dos Metalúrgicos.


 TODAS AS FOTOS DA DIPLOMAÇÃO DO CURSO ASA/SAFESP





←  Anterior Proxima  → Inicio

Postagem em destaque

CURIOSIDADES DA ARBITRAGEM

VOCÊ SABIA?   ÁRBITROS ATUAVAM FORA DO CAMPO E "BANDEIRINHAS" SURGIRAM EM 1892 Segundo a história do futebol, os primeiros...