ASA SOROCABA

EMAIL: asasorocaba@gmail.com FACEBOOK: facebook.com/asasorocaba.asa ENDEREÇO:asasorocaba.blogspot.com.br
Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Like on Facebook

TRADUTOR

Popular Posts

Blogger templates

Blogger templates

Blogroll


quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Bola rolou, a ASA está lá






ASA PRESENTE EM 14 JOGOS DA SEMANA

A equipe de oficiais da Associação Sorocabana de Árbitros, ASA, esteve em ação no último final de semana, em Sorocaba e Votorantim.

Na Manchester Paulista, a trabalhou em dez partidas da terceira rodada da Copa América veterano, três jogos, e principal, sete jogos. Foram dez arbitros, dez anotadores e 20 assistentes e umtotal de  40 escalas individuais.


Em Votorantim,depois das emoções da Copa Brasil Infantil, que teve 31 jogos com participação da equipe da ASA, começou nesta semana o Campeonato Juvenil local com quatro partidas.

Estiveram em açao quatro equipes de oficiais : arbitro, assistente e anotador, totalizando 16 escalas individuais. Com isso,nesta semana que antecede os festejos de carnaval, foram 14 jogos com a presença da ASA, e um total de 14 arbitros e anotadores, e 28 assistentes e 56 escalas individuais. Até agora no ano, fechado o primeiro mês de 2018, foram 72 jogos, 72 anotadores, 144 assistentes e 288 escalas individualizadas em 2018.  



Encontro proveitoso


A Associação Sorocabana de Árbitros (ASA), realizou  dia 8 de janeiro, abrindo a temporada de atividades em 2018, sua tradicional encontro que antecede a primeira competição do ano – a Copa Brasil Infantil, em Votorantim, foi coroado de amplo sucesso,  e ocorreu  no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba.

Dos quase 100 oficiais de arbitragem da ASA, compareceram 82, um número bastante expressivo, conforme lembrou o diretor Eliseu Sentelhas. Estiveram à frente das palestras os árbitros da Federação Paulista de Futebol, Paulo Márcio do Carmo e Menk Junior.
“Foi uma grande reciclagem, onde além de detalhar o teor técnico e prático  aos presentes, se procurou dar um sentido de interatividade muito grande, com os presentes fazendo perguntas e os oficiais da ASA, pertencentes ao quadro da Federação, tirando dúvidas. Foi  muito proveitoso”, disse Sentelhas.


  Eliseu Sentelhas e elogiou o trabalho e união de toda a equipe, agradecendo a árbitros, assistentes, anotadores, pela participação efetiva em 2017, onde a ASA atingiu a expressiva marca de mais de 1700 partidas em toda região de Sorocaba e Votorantim. Comentou alguns erros verificados no ano que passou, no sentido de que sejam corrigidos para a presente temporada.

“Todo ano, toda temporada, é um aprendizado para todos nós, sejam árbitros, assistentes e anotadores; e sempre buscamos rever o que ocorreu para corrigirmos no ano seguinte nossos erros. É assim que a ASA procura  de forma permanentemente se aperfeiçoar, para manter essa alta credibilidade deste trabalho de várias décadas”,  explicou.



Redes sociais: mais discrição



Em um mundo globalizado e dominado pela internet, a vontade de postar fotos, e as chamadas “selfies” é outro ponto que chama a atenção em vários setores.  Esse foi outro ponto abordado pelo diretor de árbitros, Eliseu Sentelhas, nesta primeira reunião com os oficiais de arbitragem da ASA.

O diretor pontou a necessidade de uma menor exposição possível dos árbitros (em ação), nas chamadas “redes sociais”.  Segundo Eliseu Sentelhas, o árbitro é uma figura neutra no futebol e assim deve ser visto por si próprio.


“Somos contra o que chamamos de excesso de selfies como temos visto.  Não é o caso, por exemplo, do arbitro numa premiação, recebendo uma medalha. O árbitro, assistente e anotador precisa ser o mais discreto possível. Ele precisa aparecer (em redes sociais), o menos possível. Pois queiram ou não, se tem quem goste, há quem não goste (do árbitro). E depois, vêm os comentários, as respostas (do árbitro). E, para que evitemos polêmicas, sugerimos que nossos oficiais sejam os mais discretos possíveis, antes, durante e depois dos jogos. Isso para toda a temporada. O árbitro (e demais oficiais) precisa se desligar de tudo para fazer um bom trabalho”, explicou Sentelhas.


Outras observações


O diretor de árbitros da ASA também destacou o comprometimento da equipe com o trabalho da ASA, e esclareceu o aspecto do árbitro ser convidado para apitar um ou outro jogo fora. “Informamos que a ASA deve ser a prioridade no trabalho de seus integrantes. Mas caso sejam convidados para apitar um ou outro jogo em outros locais, em outra ocasião, que o podem fazer, deste que avisem com determinada antecedência, e avisem a direção da ASA. Essa é outra questão que queremos disciplinar neste ano”, disse Sentelhas.




AS ESCALAS DA SEMANA

COPA AMERICA


JUVENIL VOTORANTM












FOTOS
Antonio Moraes








quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

ASA balanço parcial 2018

CONFIRA OS NÚMEROS DA
 ASA ATÉ 21 DE JANEIRO

Foram 58 jogos em toda região com presença da ASA
e mais de 260 escalas individualizadas


 




















terça-feira, 23 de janeiro de 2018

ARBITRAGEM NA SEMANA

FUTEBOL NÃO PÁRA, COM
A ASA SEMPRE PRESENTE


Oficiais da ASA na festa de premiação da Copa Brasil Infantil de Votorantim de 2018

A bola seguiu rolando neste final de semana. De 19 a 21 de janeiro vários torneios ocorreram em Sorocaba e região, e sempre com a presença do quadro de Oficiais da Associação Sorocabana de Árbitros, ASA. Foram 16 partidas oficiais realizadas.

Com destaque para a final da Copa Brasil Sub-15 de Votorantim no domingo, dia 21 de janeiro, no Estádio Domênico Paolo Metidieri, na ex-Capital do Cimento. Jogaram Palmeiras e Flamengo na decisão, com o título ficando com o clube paulista. E a arbitragem foi um dos pontos altos com os bons trabalhos da equipe de oficiais da ASA formado por Jefferson no apito, Welker e Alisson como assistentes e Cesar anotador, além do quarto árbitro, Bastos. 

"Mais uma vez o trabalho dos oficiais da ASA foi muito elogiado numa competição de alto nível como a Copa Brasil Infantil, torneio reconhecido nacionalmente. Agradecemos acima de tudo, à dedicação de todos nossos árbitros, assistentes e anotadores na competição. O ano está apenas começamos e pretendemos manter esse mesmo padrão de atuação em todos os torneios e eventos pois nosso compromisso é com a qualidade da arbitragem e para isso que a ASA vem trabalhando bastante nestes anos  todos", explicou o diretor da ASA, Eliseu Sentelhas.


Copa América e Alambari

Mas não parou na Copinha sub15. Os oficiais da  ASA estiveram presentesnos  dias 20 e 21 de janeiro em 13 partidas da segunda rodada da Copa América, categorias principal e veterano. Estiveram em ação 13 árbitros, 13 anotadores e 26 assistentes, totalizando 52 escalas individuais. A ASA também trabalhou na região e esteve em ação na cidade de Alambari, região de Itapetininga, atuando com duas equipes completas em dois jogos do Campeonato Municipal local.


Próximos torneios
A programação da ASA não pára. Dia 27 de janeiro começa o Campeonato Juvenil de Votorantim. Em fevereiro, dia 17, inicia o Campenato Quarentão de Votorantim, e ainda nesta cidade,, a partir de 25 de fevereiro, o Campeonato Varzeano da 1ª Divisão de Votorantim.

Em Sorocaba, a previsão é do inicio da Taça Baltazar Fernandes, a terceira divisão, na primeira ou segunda quinzena de fevereiro.
  Em 2018, a entidade terá seus oficiais atuando em Piedade, Salto de Pirapora, e possivelmente, em Tapiraí entre outras cidades. Segundo a previsão da entidade, no inicio de março deve começar outra importante competição com arbitragem da ASA, os Jogos Industriários do Sesi entre outras competições.


AS ESCALAS DA SEMANA




 





CURSO DE FORMAÇÃO DE ÁRBITROS DA ASA/SAFESP

 CORRA E FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO !!!


Faça já sua inscrição para o Curso de Formação e Capacitação de Arbitros da ASA/Safesp


Continuam abertas as inscrições para o “1º Curso de Formação e Capacitação de Árbitros de Futebol”, promovido pela Associação Sorocabana de Árbitros (ASA), em parceria com o Sindicato dos Árbitros do Estado de São Paulo, Safesp. O curso terá como datas, os dias: 3, 10, 17 e 24 de março.

Serão 40 horas de aulas teóricas e práticas, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h e o  local será   o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, localizado na rua Júlio Hanser, 140, Jardim Faculdade, próximo à Estação Rodoviária, em Sorocaba.


O curso  concederá aos participantes a possibilidade de formação, e capacitação . Esse certificado da ASA/Safesp e permitirá que o concluinte possa trabalhar em todo estado de São Paulo. A Lei 12.867 de 10/10/2013, em conformidade com a Lei 9615 de 24/z03/1998 -, faculta que só podem trabalhar como árbitros, assistentes ou anotadores em torneios realizados por prefeituras.

Esse curso oferecerá aos oficiais de arbitragem a possibilidade de adquirir mais conhecimento e mais instrução,  e melhorando a qualidade do seu trabalho e da arbitragem como um todo, de maneira geral.

Aos que não atuam ainda na área, o curso vai facultar o ingresso de quem ainda não atua na área. e a possibilidade  de atuar seja como árbitro, assistente ou anotador, em Sorocaba e região. Assim como será uma oportunidade aos que sempre quiseram ter a chance de  conhecer as regras teóricas e práticas da arbitragem.

Mais informações do “1º Curso de Formação e Capacitação de Árbitros de Futebol”, da ASA e Safesp, podem ser obtidas pelos telefones: Eliseu -  99782-3889 (15),com Eliseu Sentelhas, ou no  98117-8886 (15), com Ivone. Ou pelo email: ivonefatima@uol.com.br .


quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

2018 nem começou!!!

ASA PRESENTE EM MAIS
DE 40 JOGOS PELA REGIÃO



ASA presente Copa Brasil sub-15 de Votorantim

Que ferias,nada ! A temporada 2018 do futebol está apenas começando na região de Sorocaba e Votorantim. mas a ASA, Associação Sorocabana de Árbitros, com seu quadro, que é uma referência regional, há várias décadas, já está em ação. A entidade começou a temporada a todo vapor e seus árbitros, assistentes e anotadores vem trabalhando em vários torneios pela região.

MAIS FOTOS DA ASA NA COPA BRASIL INFANTIL

E na primeira parcial da temporada de 2018, em cerca de 15 dias, já são 41 partidas com a presença dos oficiais da ASA. Em escalas individuais - cada jogo, por exemplo, tem em média quatro escalas: um árbitro, um anotador e dois assistentes (fora a Copa Brasil Infantil, que conta ainda com um quarto árbitro -, já são 191.
 

Na Copa Brasil Infantil, por exemplo, faltando das duas semifinais e a final, que ocorre dia 21 de janeiro no Estádio Domênico Metidieri, já são 27 partidas, com 16 árbitros, e 135 escalas individuais.
Outros dois torneios já agitam a região. Em Sorocaba começou a Copa América principal e veterana com oito jogos já realizados com presença da ASA e 32 escalas individuais. E em Alambari neste ano são seis jogos já realizados pelo Campeonato Municipal local.


ESCALAS DA ASA NO INICIO DE 2018




Calendário inicial da ASA
De acordo com o diretor Eliseu Sentelhas, a ASA terá um 2018 cheio de atividades, como foi em 2017, quando a entidade esteve presente em mais de 1700 partidas pela região com seu quadro. Além da Copa Brasil Infantil, Copa América e Municipal de Alambari, aprogramação da ASA prevê dia 27 de janeiro o Campeonato Juvenil de Votorantim.

Em fevereiro, dia 17, inicia o Campenato Quarentão de Votorantim, e ainda na ex-capital do cimento, a partir de 25 de fevereiro, o Campeonato Varzeano da 1ª Divisão de Votorantim. Em Sorocaba, a previsão é do inicio da Taça Baltazar Fernandes, a terceira divisão, na primeira ou segunda quinzena de fevereiro.


 A ASA estará presente ainda nas finais do Campeonato Varzeano de Alambari, dias 13 e 20 próximos. Em 2018, a entidade terá seus oficiais atuando em Piedade, Salto de Pirapora, e possivelmente, em Tapiraí entre outras cidades. Segundo a previsão da entidade, no inicio de março deve começar outra importante competição com arbitragem da ASA, os Jogos Industriários do Sesi.
Entre outros torneios.



CONFIRA O BALANÇO DAS DUAS PRIMEIRAS SEMANAS DE 2018 DA ASA






 


quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Seja um oficial de arbitragem !


Depois do curso, formados estarão em condição de atuar em toda a região

A Associação Sorocabana de Árbitros (ASA), numa parceria com o Sindicato dos Árbitros do Estado de São Paulo, Safesp, vai realizar em Sorocaba, o “1º Curso de Formação e Capacitação de Árbitros de Futebol”. O curso terá como datas, os dias 3, 10, 17 e 24 de março.

Segundo informou o diretor da ASA, Eliseu Sentelhas, serão 40 horas de aulas teóricas e práticas, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h. O local será   o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, localizado na rua Júlio Hanser, 140, Jardim Faculdade, próximo à Estação Rodoviária, em Sorocaba.

Contato e informaçõesInformações  do “1º Curso de Formação e Capacitação de Árbitros de Futebol”, da ASA e Safesp, podem ser obtidas pelos telefones: Eliseu -  99782-3889 (15),com Eliseu Sentelhas, ou no  98117-8886 (15), com Ivone. Ou pelo email: ivonefatima@uol.com.br .


Eliseu Sentelhas,diretor da ASA
Exigências da legislação
“O curso da ASA com a Safesp, concederá aos participantes a possibilidade de formação, e capacitação . Esse certificado da ASA/Safesp, permitirá que o concluinte possa trabalhar em todo estado de São Paulo”, diz Eliseu. A  legislação – Lei 12.867 de 10/10/2013, em conformidade com a Lei 9615 de 24/z03/1998 -, faculta que só podem trabalhar como árbitros, assistentes ou anotadores em torneios realizados por prefeituras etc, quem tiver um curso oficial como esse , daí a sua importância”, explica Sentelhas.

“Também será uma forma dos oficiais de arbitragem atuais adquirirem mais conhecimento e mais instrução,  Melhorando a qualidade do seu trabalho e da arbitragem como um todo, de maneira geral.

Chance para quem quer começar

Conforme lembra Eliseu Sentelhas, muita gente tem procurado a ASA pedindo informações de como ingressar na área de arbitragem de futebol em Sorocaba e região para atuarem como árbitros, assistentes e anotadores; e até para aqueles que querem conhecer as regras teóricas e práticas da arbitragem, ao mesmo tempo, estarem aptos e habilitados, se desejarem, ingressarem no setor”,  disse o diretor da ASA.

Atuação desde já
Curso formará oficiais de arbitragem para Sorocaba e região
Segundo o diretor da ASA, os formados no curso já poderão atuar de imediato nos campeonatos da temporada 2018. Hoje a Associação Sorocabana de Árbitros, conta com um quadro de quase 100 oficiais de todas as cidades da região de Sorocaba e Votorantim entre árbitros, assistentes e anotadores. Com o curso, a entidade, que vem crescendo ano a ano, e prestando serviços para um número grande de cidades e entidades, pretende ampliar esse quadro, com os novos oficiais formados no curso. Só para ter ideia, em 2017, a entidade esteve presente em mais de 1700 partidas por torneios oficiais de prefeituras como Sorocaba, Votorantim, Salto de Pirapora, Alambari e outras. Além de torneios de futebol de campo e futebol society de entidades e empresas, como do Sesi (Jogos Industriários), OAB, Copa Luk, ZF, entre outras.
Calendário inicial da ASA
De acordo com o diretor Eliseu Sentelhas, a ASA terá um 2018 cheio de atividades, como foi em 2017, quando a entidade esteve presente em mais de 1700 partidas pela região com seu quadro. E começa com a Copa Brasil  Infantil, dia 11 de janeiro com Votorantim x Cruzeiro no Estádio Domênico Paolo Metidieri, em Votorantim.

A programação da ASA prevê a atuação dos oficiais da entidade, a partir de 14 de janeiro,  na Copa América de Futebol na categoria principal, em Sorocaba. Depois, dia 27 de janeiro começa o Campeonato Juvenil de Votorantim. Em fevereiro, dia 17, inicia o Campenato Quarentão de Votorantim, e ainda na ex-capital do cimento, a partir de 25 de fevereiro, o Campeonato Varzeano da 1ª Divisão de Votorantim. Em Sorocaba, a previsão é do inicio da Taça Baltazar Fernandes, a terceira divisão, na primeira ou segunda quinzena de fevereiro.

 A ASA estará presente ainda nas finais do Campeonato Varzeano de Alambari, dias 13 e 20 próximos. Em 2018, a entidade terá seus oficiais atuando em Piedade, Salto de Pirapora, e possivelmente, em Tapiraí entre outras cidades. Segundo a previsão da entidade, no inicio de março deve começar outra importante competição com arbitragem da ASA, os Jogos Industriários do Sesi.



sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Reciclagem é dia 8 de janeiro !

ASA CONVOCA TODOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM !

Será no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e todos devem levar um quilo de alimento não perecível !


Todos oficiais de arbitragem estão convocados para a reciclagem da ASA

No próximo dia 8 de janeiro, a Associação Sorocabana de Árbitros, ASA, inicia a temporada de 2018, com sua tradicional “Reciclagem para a Arbiragem”. De acordo com o diretor da ASA, Eliseu Sentelhas, o local será o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, localizado na Rua Júlio Hanser, 140, Jardim Faculdade e a atividade vai começar às 19h.

 

Eliseu Sentelhas,diretor da ASA
Os presentes deverão trazer um quilo de alimento não perecível para o evento. Todos árbitros, assistentes e anotadores que trabalharão pela ASA na vigente temporada, são convocados para essa reciclagem. Na ocasião serão repassadas aos oficiais da ASA, atualizações e informações importantes para o ano de 2018.

O quadro da ASA conta hoje com perto de 100 oficiais, entre árbitros, assistentes e anotadores. A reciclagel precede o primeiro torneio em que a ASA estará presente neste ano, a Copa Brasil Infantil de Futebol de Votorantim. O torneio começa dia 11 de janeiro com Votorantim x Cruzeiro no Estádio Domênico Paolo Metidieri.

ASA em 2017
Segundo Eliseu Sentelhas, em 2017 o ASA forneceu oficiais de arbitragem para Sorocaba, Votorantim e toda a região. Conforme levantamento da entidade, diz Sentelha foram mais de 1700 jogos com presença dos árbitros, assistentes e anotadores, maior que no ano anterior:

“Isso evidenciou a evolução e crescimento do trabalho da ASA e dos oficiais de arbitragem nossos em toda a região. Haja visto que fornecemos oficiais para várias cidades e contamos ainda com inúmeros árbitros e assistentes no quadro da Federação Paulista de Futebol.

Balanço
Segundo levantamento da ASA na Copa Brasil Infantil de 2017, por exemplo, foram 31 jogos; nos torneios para crianças e jovens, foram 344 partidas,nos varzeanos de Sorocaba foram quase 600 jogos, entre as três divisões e dois veteranos.

Em Votorantim, esse número ultrapassou a 350 partidas; na região foram quase 200 jogos com a presença dos oficiais da ASA. Sem contar torneios classista:, OAB. Luk, ZF, Jogos do Sesi: mais de 250 jogos; e ainda e outros campeonatos que tiveram a presença da ASA, como Copa América, Quarentão, Juvenil da Lisofus, Copa Manchester, com cerca de 200 jogos. 


←  Anterior Proxima  → Inicio

Postagem em destaque

CURIOSIDADES DA ARBITRAGEM

VOCÊ SABIA?   ÁRBITROS ATUAVAM FORA DO CAMPO E "BANDEIRINHAS" SURGIRAM EM 1892 Segundo a história do futebol, os primeiros...