ASA SOROCABA

EMAIL: asasorocaba@gmail.com FACEBOOK: facebook.com/asasorocaba.asa ENDEREÇO:asasorocaba.blogspot.com.br
Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Blog Archive

Arsip Blog

Like on Facebook

TRADUTOR

Popular Posts

Blogger templates

Blogger templates

Blogroll


segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

ARBITRAGEM 2018: FECHAMENTO COM CHAVE DE OURO

ASA encerra ano com mais de 1600 jogos



ASA superou a presença em 1600 jogos na temporada 2018 (Antonio Moraes)


Terminou a temporada 2018 para a arbitragem regional, e a Associação Sorocabana de Árbitros (ASA), fecha de forma satisfatória e com um grande trabalho em toda região metropolitana de Sorocaba e outras cidade. De 12 de janeiro, quando a temporada iniciou com a Copa Brasil Sub-15,na cidade de Votorantim, até o dias 15 e 16 de dezembro, datas das últimas partidas, o quadro de oficiais de arbitragem da ASA – árbitros, assistentes e anotadores, esteve presente em 1632 jogos, de futebol de campo e futebol society (de sete).

Sempre lembrando que há certames que contam com dois árbitros e não tem assistentes (society), e campeonatos que não contam com anotadores. Com isso estiveram em ação, 1708 árbitros, 2999 assistentes e 1549 anotadores durante todo o ano de 2018 nos torneios onde a ASA esteve presente, totalizando 5784 escalas individuais – num jogo com uma equipe de arbitragem tradicional , um árbitro, dois assistentes e um anotador, são quatro escalas individuais.

Por cidade

Nos torneios de Sorocaba, organizados pela Semes, Taça Cidade de Sorocaba, Taça Palácio dos Tropeiros, Taça Baltazar Fernandes,  Veteranos da Primeira e Segunda Divisões, foram mais de 570 partidas com presença da ASA em 2018. Em Vortorantim, nos campeonatos da Sedesp – Varzeanos da Primeira, Segunda e Terceira divisões, Quarentão, Veterano, Master e outros, o número de jogos com presença dos oficiais da ASA foi de 294. Sem contar, Alambari, Salto de Pirapora, Piedade, Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Itapetininga, e outras cidades, que tiveram quase 90 partidas arbitradas pelos árbitros, assistentes e anotadores da ASA.

Entidades
Nos campeonatos direcionados para os trabalhadores e profisisonais de classe, como Jogos do Sesi de futebol e society, OAB e outros, a ASA esteve em ação em 153 partidas na temporada de 2018. Em campeonatos de ligas como a LIsofus, Copa América, Quarentão e Cinquentão,foram mais de 100 jogos.


CONFIRA A FOTOS E ESCALAS DE DEZEMBRO DE 2018

Crianças e jovens
A ASA esteve presente nos campeonatos destinados a crianças e adolescentes. Na Copa Brasil Infantil, torneio tradicional sub-15 do futebol brasileiro, foram 31 partidas em 2018; Na Copa Kids, outra atração para idades diversas, os oficiais da ASA estiveram presentes em mais de 230 jogos, totalizando neste tipo de torneio, mais de 260 jogos na temporada que finda. E por final a ASA esteve presente nos Jogos Universitários,  que envolveu estudantes das faculdades de Sorocaba e região com mais de 20 partidas. E em torneios de clubes da região como do Clube de Campo de Sorocaba entidades como OAB, com mais de 30 partidas.

Curso em parceria com a Safesp


Curso da ASA em parceria com a Safesp foi um dos destaques de 2018


Mas o ano de 2018 foi também de aperfeiçoamento para os oficiais da ASA. Um dos pontos altos do ano foi o curso que a entidade realizou  no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, na rua Júlio Hanser, o cerimonial de  diplomação dos candidatos aprovados no  “1º Curso de Formação e Capacitação de Árbitros de Futebol”.

O curso, o primeiro do gênero na região de Sorocaba, foi promovido pela Associação Sorocabana de Árbitros (ASA), em parceria com o Sindicato dos Árbitros do Estado de São Paulo, Safesp. O curso ASA/Safesp em Sorocaba, contou com 40 horas de aulas práticas e teóricas dias  3, 10, 17 e 24 de março. no Sindicato dos Metalúrgicos.

Presidente Chicão e Eliseu na Festa do Esporte

Na ocasião,  foram diplomados  56 pessoas, que fizeram o curso.  algumas que já atuavam no seguimento - árbitros, assistentes e anotadores em busca de aperfeiçoamento e mais conhecimento para suas funções. Assim como pessoas interessadas em entrar pela primeira vez na arbitragem regional, ou apenas para conhecer a área de mediação no futebol. Vários destes estão atuando e reforçando o quadro da ASA. Durante a formatura, Participaram do cerimonial, várias autoridades. Entre elas, o presidente da Associação Sorocabana de Árbitros (ASA), Antonio Francisco Lourenço, e o diretor de árbitros da ASA, Eliseu Sentelhas, diretora financeira da ASA, Ivone Santos. Pelo  Sindicato dos Árbitros do Estado de São Paulo, Safesp, estiveram seus diretores, Douglas D´Andrea  e Arthur Alves Júnior. Assim como, Leandro Cândido Soares  presidente do Sindicato dos metalúrgicos  Sílvio Luís Ferreira secretário geral.

Na FPF e Festa do Esporte - A ASA também foi convidada e esteve presente 2018 em evento realizado na Federação  Paulista de Futebo, e esteve com o presidente da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos. Além disso sua diretoria participou do evento de entrega da premiação aos melhores do esporte de 2018 pelo Panathlon Club Sorocaba/Votorantim.

Ivone e Eliseu ao lado de Reinaldo Bastos da FPF


















Trabalho em equipe e bons resultados

Na avaliação do comando diretivo da ASA, através do presidente Antonio Francisco Lourenço e do diretor técnico Eliseu Sentelhas, bons resultados como os obtidos pelo quadro de oficiais da ASA – mais de 1600 partidas arbitradas, mais de 130 jogos em média por mês -, dentro e fora de campo, com o curso de aperfeiçoamento, só são possíveis a um trabalho em equipe.
A avaliação foi boa da temporada. “Os números falam por si. São mais de 1600 jogos  numa região muito forte no futebol e que exige muito dos árbitros nos campeonatos, sejam eles, amadores varzeanos municipais, como Sorocaba, Votorantim, Araçoiaba, Salto de Pirapora, entre outras cidades; ou em campeonatos muito disputados e valorizados como a Copa Brasil (Votorantim) sub-15; e em campeonatos tradicionais como os Jogos do Sesi e de outras entidades”, disse Sentelhas.
“Mas essa responsabilidade e encarada em cada jogo por nossos árbitros, assistentes e anotadores, como um desafio a cada partida de fazer o melhor pela arbitragem e pelo futebol. E estamos fazendo. Por isso, parabenizo a toda nossa equipe que, volto a dizer, trabalha em equipe e isso é um segredo para a ASA atingir essa maturidade  que tem hoje nestes 45 anos de bons serviços prestados ao nosso futebol”, destacou.

Copinha sub-15 vem aí
“Mas não podemos parar. Teremos uma pequena folga neste fim de ano, mas voltamos com todo o quadro já na terceira semana de janeiro com a Copa Votorantim sub-15 que é a cada ano um enorme desafio, mas que nossos oficiais de arbitragem tem superado ano a ano e por isso tem seu trabalho elogiado desde a primeira competição. Depois a partir de fevereiro começam os campeonatos locais de várias cidades em 2019, e estaremos buscando com nossos árbitros, assistentes e anotadores fazer o melhor para a arbitragem”, adiantou o diretor.
Feliz Natal e um próspero 2019

Queria agradecer a todos da família ASA nesta temporada. A cada membro da diretoria que nos ajudou neste ano de 2018 neste trabalho árduo. E E principalmente aos oficiais de arbitragem, árbitros, assistentes, anotadores. Sejam eles experientes, os mais novos, os de Sorocaba, Votorantim, e das demais cidades que deram sua preciosa cota de participação para que a ASA seja essa entidade forte e respeitada a cada dia em toda a região, e fora dela, engrandecendo o trabalho nestes 46 anos da ASA. Agradecemos também aos que acreditam na força do trabalho da ASA.  Muito obrigado a todos e desejamos um Feliz Natal e um 2019 cheio de realizações”, finalizou o diretor Eliseu Sentelhas

terça-feira, 27 de novembro de 2018

ASA 2018: BALANÇO DE 11 MESES


ASA ultrapassa 1500 jogos na temporada !


ASA termina novembro com quase 1600 jogos em toda região metropolitana (Antonio Moraes)

Restando apenas três semanas do término de 2018, a ASA, Associação Sorocabana de Árbitros, atingiu o número expressivo de mais de 1500 jogos arbitrados numa temporada.

Segundo levantamento feito pela entidade, os oficiais: árbitros, assistentes e anotadores da ASA, estiveram presentes em toda a região em 1595 partidas em Sorocaba, Votorantim e toda grande região metropolitana. Estiveram no apito 1656 árbitros. A diferença  entre jogos e árbitros é explicada porque nos jogos de futebol society, estão presentes dois árbitros, e não há assistentes como nos jogos do futebol campo, onde uma equipe é formada por um árbitro, dois assistentes e um anotador.


De janeiro até o dia 25 de novembro, estiveram atuando em toda região 2899 assistentes e 1511 anotadores (muitos torneios arbitrados pela ASA não tem anotadores. São 5654 escalas individuais - explicando que em uma partida com um árbitro, dois assistentes e um anotador, são totalizadas quatro escalas individualizadas.


Varzeanos de Sorocaba

Em Sorocaba os varzeanos organizados pela Secretaria Municipal de Esportes, Semes, tiveram a presença do quadro da ASA. A Taça Baltazar Fernandes teve 232 jogos, a Taça Palácio dos Tropeiros, 117, a Taça Cidade de Sorocaba, 84, o Veterano da Primeira Divisão, 56 e a Segunda Divisão, 85 partidas.

Região

Em Votorantim, campeonatos realizados pela Secretaria de Desporto, Sedesp, foram 292 jogos, da Primeira, Segunda,Terceira Divisões, assim como Quarentão, Veterano, Master e Base, contando 31 jogos da Copa Brasil sub-15, todos com presença do quadro de oficiais da Associação Sorocabana de Árbitros. O quadro da ASA atuou ainda na região metropolitana atuando nas cidades, em Alambari, Piedade, Ibiúna, Salto de Pirapora, e Araçoiaba entre outras.

Base
Nos campeonatos para crianças e jovens, a ASA também esteve muito presente até o momento em 2018. Na Copa Brasil sub-15 de Votorantim, tradicional torneio nacionalmente conhecido, foram 31 partidas com presença do quadro de oficiais da Associação Sorocabana de Árbitros. A Copa das Escolinhas (Kids), organização da Lisofus, foi outro grande destaque com mais de 200 partidas realizadas, e com arbitragem da ASA

Escolares, classistas e outros

Em campeonatos realizados por outras entidades e torneios classistas como   a ASA e seu quadro esteve presente. Como na Copa América, Quarentão, Cinquentão a Copa Brigadeiro Tobias (da Lisofus); na  Copa Sesi de futebol da campo e society com mais de 130 jogos. A ASA esteve presente ainda em torneios escolares como os Jogos Universitários e a Copa do Colégio Salesiano, com mais de 70 partida,  também torneios tradicionais. Sem contar torneios como da Ordem dos Advogados do Brasil, Clube de Campo de Sorocaba, quase uma quarentena da jogos, entre outros.

Quase 300 jogos em dois meses

Segundo levantamento feito pela ASA,  somente nos dois últimos meses, os árbitros, assistentes e anotadores da entidade da arbitragem regional esteve presente em quase 300 partidas - precisamente, 281 jogos.

A ASA esteve presente em outubro e novembro de 2018 na Taça Cidade de Sorocaba, Taça Tropeiros, Veterano da Segunda Divisão, Taça Brigadeiro Tobias, Campeonato Quarentão, Campeonato Cinquentão da Lisofus, Campeonatos de Votorantim, Araçoiaba da Serra; além da Copa Kids/Escolinhas, Clube de Campo de

Sorocaba, Copa Salesiano, entre outros.

 Balanço positivo

Francisco Lourenço, pres. da ASA
O diretor técnico da ASA, Eliseu Sentelhas, avaliou como positivo até agora, faltando três semanas para o fim de 2018, a temporada atual. "Nossa análise é que o ano vem sendo positivo para a arbitragem. Não somente pelos números, pois colocar em campo arbitragem para  mais de 1500 jogos numa só temporada não é fácil. Mas a ASA vem cumprindo com sua missão de décadas de levar uma boa arbitragem no intento de contribuir com a evolução do futebol regional", explicou Eliseu.

Eliseu, diretor técnico
O diretor Ele destacou o trabalho unido da "Família ASA",  desde a diretoria, bem comandada pelo presidente Antonio Francisco Lourenço (Chicão), pela diretora Ivone Santos e demais membros. Eliseu lembro que a ASA  conta com um quadro formado por árbitros experientes, outros que vem adquirindo essa experiência no dia a dia dos jogos.

E uma equipe que ganhou com a vinda de novos oficiais depois do bem sucedido curso realizado neste ano em parceria com a Safesp, Sindicatos dos Árbitros do Estado de São Paulo, representado pelos diretores Douglas D´Andrea, Arthur Alves Junior.

 " Começamos com um curso de reciclagem e formação de novos oficiais, numa ótima parceria com a Safesp, onde além do processo de reciclagem em si, tivemos o aparecimento de novos e bons nomes para a nova geração da arbitragem, e muitos já vem trabalhando na temporada, com os integrantes do quadro que já estavam conosco.Com isso o quadro da arbitragem da ASA fica cada dia mais fortalecido. Vamos agora continuar trabalhando para fechar com afinco essa temporada", finalizou Sentelhas.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

ASA INFORMA !


segunda-feira, 22 de outubro de 2018

domingo, 21 de outubro de 2018

ASA 2018


Muito trabalho em  mais
de dez meses na temporada


ASA presente em toda região com seu quadro em 2018 (Antonio Moraes)

A ASA, Associação Sorocabana de Árbitro,  segue seu trabalho incansável na temporada 2018. Segundo o último levantamento foram 1371 partidas, em Sorocaba, Votorantim e toda a região metropolitana. Estiveram em ação  mais de 1400 árbitros,  mais de 2600 assistentes e 1340 anotadores.


Em Sorocaba, o total ultrapassa 550 partidas:  na Taça Baltazar Fernandes foram mais de 230 partidas, na Taça Palácio dos Tropeiros, mais de 100 jogos, na Taça Cidade de Sorocaba, mais de 50 jogos nos veteranos da primeira e segunda divisões,  mais de 150 jogos, em torneios da Semes.

Na região, o número ultrapassa  300 jogos com presença da ASA: Votorantim foram mais de 230 jogos, em Piedade, Ibiúna, Alambari, e Salto de Pirapora e outras,  mais de 70 partidas.

FOTOS DE OUTUBRO - CRÉDITO - ANTONIO
MORAES 



COPA SESI, ESCOLINHAS,LISOFUS
Na Copa Society do Sesi, a ASA esteve presente em mais de 140 jogos. E marca sua participação na Copa Salesiano e os Jogos Universitários em perto de  50 partidas. Na Copa das Escolinhas realizada pela Lisofus, são quase 200. A ASA se faz presente no campeonato Quarentão da Lisofus; e i no inicio do ano na Copa América, totalizando  tudo 260 jogos. A Associação participa ainda  com seu quadro da Copa OAB  e do Clube de Campo  de Sorocaba.

CURSO

Lembrando que ainda em 2018, a ASA realizou, com grande sucesso o  “1º Curso de Formação e Capacitação de Árbitros de Futebol”, promovido em  em parceria com o Sindicato dos Árbitros do Estado de São Paulo, Safesp.

Participaram do curso o número expressivo de 56 pessoas, algumas que já atuam na área, árbitros, assistentes e anotadores, em busca de aperfeiçoamento e mais conhecimento para suas funções. E o mais importante, um grande número de inscritos, a maioria jovens, que buscaram ingressar ou conhecer a área de arbitragem. E boa parte hoje atuando nos quadros da entidade em Sorocaba, Votorantim e região.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

ASA 2018/BALANÇO ATÉ INICIO DE SETEMBRO

Perto dos 1400 jogos na temporada


ASA de olho na jogada e presente em quase 1400 jogos em 2018 (Antonio Moraes)


Passados pouco mais de nove meses de intenso trabalho, a ASA, Associação Sorocabana de Árbitros, ASA está perto de chegar à importante marca 1400 jogos na temporada de 2018. Segundo levantamento feito pela entidade,  faltando menos de três meses para o fim da temporada de 2018, os árbitros, assistentes e anotadores da associação já atuaram em 1371 partidas, em Sorocaba, Votorantim e toda a região metropolitana.

Os números
até agora foram mais de 1400 árbitros em ação, mais de 2600 assistentes e 1340 anotadores. É preciso esclarecer que em muitos campeonatos, como o society, não se utiliza assistentes, mas em contrapartida cada jogo tem dois, e não um árbitro. Outro detalhe.  Em muitos campeonatos, os próprios organizadores colocam seus anotadores e a ASA coloca em campo arbitro e assistentes

Diretor destaca trabalho em equipe
O diretor da ASA,Eliseu Sentelhas, ressaltou o trabalho em equipe do quadro. "Isso atenta que o trabalho da ASA vem sendo bem feito. A ASA tem uma tradição muito grande quando se fala de arbitragem na região e fora dela. Mas não paramos no tempo. Estamos sempre procurando nos aperfeiçoar, melhorar", disse Eliseu Sentelhas, diretor.

Ele prossegue em sua análise: "Neste ano fizemos um curso para os integrantes de nosso quadro, em parceria com a Safesp, que foi um tremendo sucesso; fomos recebidos pelo presidente da Federação  Paulista; temos vários arbitros e assistentes de nosso quadro integrando o Departamento de Arbitros da FPF", detalha o dirigente.

" E o mais importante de tudo isso. Procuramos valorizar sobremaneira nosso quadro, que mescla árbitros, assistentes e anotadores experientes, com uma nova geração de oficiais de arbitragem dispostos a mostrar serviço em prol da arbitragem. É o que sempre tenho dito. A ASA hoje é uma família, onde impera o respeito ao outro e ao futebol e onde se procura sempre fazer o melhor", finalizou.



FOTOS DA ASA - AGOSTO/SETEMBROVeja o link abaixo (fotos - Antonio Moraes e colaboradores)


https://www.facebook.com/asasorocaba.asa/media_set?set=a.2177434889178606&type=3



 BALANÇO PARCIAL

Sorocaba
Nos campeonatos realizados pela Secretaria Municipal de Esportes, Semes, com arbitragem do quadro da ASA, esses foram os números até agora: Taça Baltazar Fernandes, mais de 230 partidas; Taça Palácio dos Tropeiros, mais de 100 jogos; Taça Cidade de Sorocaba, quase 50 jogos; e veteranos da primeira e segunda divisões,  mais de 150 jogos; total geral até hoje, de mais de 550 partidas.

Votorantim e região
Nos certames organizados pela Secretaria de Desporto de Votorantim, Sedesp, com arbitragem da ASA, de janeiro até esse momento, foram mais de 230 jogos. Nas cidades de Piedade, Ibiúna, Alambari, e Salto de Pirapora são mais de 70 partidas, totalizando na região mais de 300 jogos.

Copa Sesi
A ASA está presente nos campeonatos de futebol e de futebol Society do Sesi, muito tradicional e que envolve empresas de todo estado. Até o momento os oficiais da entidade estiveram presentes em mais de 140 partidas.

EscolarEstão em andamento dois importantes torneios escolares. A Copa Salesiano e os Jogos Universitários que reúnem faculdades de Sorocaba e região, todos com presença do quadro da ASA, Associação Sorocabana de Árbitros, em quase 50 partidas até esse momento.

Escolinhas e classistasOutro importante campeonato em andamento com a arbitragem da ASA é a Copa das Escolinhas realizada pela Lisofus, que tem quase 200 jogos nesta temporada de 2018. O quarentão da Lisofus também vem sendo outro destaque com presença dos oficiais da ASA,que já atuou no inicio do ano na Copa América. Todos totalizam mais de 260 partidas neste ano.
E ainda a ASA vem atuando nos campeonatos classistas como da OAB e o tradicional campeonato do Clube de Campo  de Sorocaba.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

ASA/BALANÇO

 Oito  meses e quase  1200 jogos


ASA  completa quase 1200 jogos  em oito  meses (Antonio Moraes)

Faltam pouco mais  de quatro meses, ou 17 semanas para  terminar a temporada de 2018, e segue forte e a todo vapor o trabalho do quatro de oficiais da  Associação Sorocabana de Árbitros, ASA.  A uma semana de fechar oito meses, de  janeiro a agosto a  ASA  já esteve presente em quase 1200  jogos em Sorocaba, Votorantim  e toda  a  região,com  seus  árbitros,  assistentes e anotadores, em  diversos  campeonatos  oficiais das  cidades e  de  entidades  e associações regionais e de vários seguimentos.

A ASA totalizou de janeiro até dia 19 de agosto  1189 partidas  arbitradas, um número de impor  respeito. Estiveram atuando, segundo  levantamento, 1242 árbitros,  2307 assistentes e 1179 anotadores. Lembrando que numa escala  normal  trabalham  numa  partida,  um  árbitro,  dois  assistentes e um  anotador. Porém, há campeonatos,  como o de futebol society, que a  equipe  é formada por dois árbitros e um   anotador. Sãoainda  mais  de 4700 escalas individuais. Explicando,  num jogo com um arbitro, dois  assistentes e um anotador, totaliza quatro  escalas individuais.

ASA presente (Antonio Moraes) 
Varzeanos
Conforme o levantamento da ASA, em Sorocaba, em torneios  organizados pela  Semes,  Secretaria  de  Esportes,  a Taça Baltazar  Fernandes teve mais de 230 jogos arbitrados pela associação. A Taça Palácio dos Tropeiros ainda não terminou e teve 115  jogos  com a presença da ASA; a  Taça  Cidade  de  Sorocaba  começou há pouco com  seis  jogos e arbitragem da ASA.  O Veterano  da  Primeira Divisão contou com  quase  70 jogos e a Segunda,   já tem mais de 90, jogos,  todos tendo a participação da   Associação Sorocabana de Árbitros.

Tem ainda o Campeonato Quarentão  que começou com dez  partidas e no  inicio do ano a Copa America com  quase 40 jogos. Torneios da  Lisofus com  arbitragem da ASA.

FOTOS DA ASA - FIM  DE  JULHO ATÉ 19 DE AGOSTO

Região

Na cidade  de Votorantim,  de  janeiro até agora, incluindo-se a Copa Brasil Infantil, e campeonatos como os Varzeanos da Primeira, Segunda divisões,  Veterano, Quarentão,  Master e de base, organizados  pela Secretaria de  Desporto,  Sedesp, são mais de 230 jogos  com  a presença da ASA. Somem-se a  isso jogos de Alambari, Salto de Pirapora, Ibiúna  e outras  cidades, mais de 70 jogo com  o quadro da Associação Sorocabana de Árbitros.

Arbitragem da ASA  antes  de  jogo (Antonio Moraes)
Copa Sesi e entidades
Mas  o quadro da ASA também se faz presente na maior  competição para trabalhadores do Brasil, a Copa Sesi das  Industrias de  campo e  society  com  quase   120 jogos  até esse  momento. A  ASA  está  atuando ainda em  campeonatos de  entidades  e associações, como a Copa OAB,  do Clube de Campo de Sorocaba, Campeonato Universitário  de  Sorocaba (entre faculdades).

Base

O quadro de Oficiais  da ASA  segue atuando na  Copa das Escolinhas,    realizado pela Lisofus e que reune  dezenas de  times de base de Sorocaba,Votorantim e região e que neste momento, chega  a  quase 160 jogos, uma marca respeitável.


TODAS ESCALAS DO FIM DE JULHO A 19 DE AGOSTO DE 2018

Palavra do diretor

O diretor da Associação Sorocabana de Árbitros, Eliseu Sentelhas, disse que embora  os números sejam  muito  bons  para  oito meses  de  trabalho - quase 100 jogos e  faltando ainda quatro  meses para terminar o ano,  o quadro  da   ASA não  pára.

"São números  que  atestam o incansável trabalho de nossa  equipe, que é uma  familia, unida  em prol de uma  arbitragem de qualidade e que esteja  presente em todos  os campos  onde  seja chamada,  para o bem do   futebol regional. Esse é o objetivo da ASA.

O  diretor ressalta ainda o  trabalho de reciclagem que a ASA  faz  ano a ano  para  melhorar e atualizar   cada  vez  mais seu quadro.

 "Neste  ano  fizemos um  curso em parceria com  a Safesp, onde além de árbitros que já atuam, tivemos a grata participação de mutos (as)  jovens, que participam agora no quadro da ASA,  unindo forças com os mais experientes. Assim, formatamos uma arbitragem forte para enfrentar e vencer  novos desafios futuros que virão. E que venham os quatro últimos meses  de 2018 e todos nós focados para fortalecer cada vez mais o quadro de oficiais da  ASA", finalizou.






BALANÇO DA ASA: QUASE  OITO MESES - 2018





BALANÇO DA ASA: ULTIMAS SEMANAS



segunda-feira, 23 de julho de 2018

ASA: Muito trabalho em julho

Quase 130 jogos no mês
 e próximo de 1000 partidas em 2018


A uma semana do fim de julho a ASA chegou a quase 130 partidas; são cerca de 1000 jogos em 2018


Mês de julho de 2018:  férias,  Copa do Mundo e descanso para muita gente, certo? Não pára a ASA. Os oficiais da Associação Sorocabana de Árbitros (ASA) trabalharam intensamente, e faltando uma semana para o fim deste mês, segundo levantamento da entidade, em julho, a ASA atuou em 127 partidas por toda a região de Sorocaba.

FOTOS DA ASA DE JULHO

ESCALAS DA ASA/JULHO 2018


A ASA esteve presente em todo Varzeano da Terceira Divisão de Sorocaba e fechou com uma boa participação de seus oficiais nas semifinais e finais da Baltazar Fernandes, torneio organizado pela Semes, Secretaria de Esportes de Sorocaba. Foram também 60 jogos na segunda Divisão, Taça Palácio dos Tropeiros, e até o momento 24 partidas com a presença dos oficiais da ASA no Veterano da Segunda Divisão de Sorocaba.

Em Votorantim, nos diversos campeonatos organizados pela Secretaria de Desporto, Sedesp, no mês de julho, foram 39 partidas com arbitragem e quadro completo da ASA. Na Copa das Escolinhas, campeonato para garotos da Liga Sorocabana de Futsal, Lisofus, a associação esteve presente em 22 partidas até o momento em julho.

Jogos do Sesi



E nos Jogos do Sesi (ex-Jogos Operários), que reúnem centenas de trabalhadores da indústria regional, a ASA se faz presente com seu quadro tanto no torneio de futebol quanto o master de futebol society. Ao todo, em julho foram 501 escalas individuais. A título de esclarecimento, em um jogo normal a ASA envia um árbitro, dois assistentes e um anotador, uma equipe com quatro oficiais, ou seja, quatro escalas individuais por por jogo.

No ano  de 2018, faltando pouco mais de cinco meses para o final, ou seja, com muita bola rolando em todos os campos da região, a ASA totaliza a atuação de 1065 árbitros,  1969 assistentes e 1107 anotadores. Ressaltando que em jogos como do futebol society, ao contrário do futebol de campo, a equipe de arbitragem é formada por dois árbitros e um anotador.

Cerca de 1000 jogos
Em 2018 são cerca de 1000 jogos e 4041 escalas individuais. Em Sorocaba, somando-se as Taças Baltazar Fernandes, Taça Tropeiros e Veterano da primeira e segunda divisões a ASA esteve presente em quase 400 jogos. Em Votorantim foram  217 partidas até esse momento somando os certames amadores e a Copa Brasil Infantil em janeiro.

Região, classistas etc
A ASA esteve presente ainda em cidades como Salto de Pirapora, Alambari, Ibiuna, entre outras. Além dos Jogos do Sesi, a entidade vai arbitrando partidas em torneios como da OAB, Copa América, com 37 jogos, Copa das Escolinhas, que ultrapassa 130 partidas, Jogos Universitários e outros campeonatos espalhados pela região.

Muito trabalho pela frente

Eliseu Sentelhas, diretor da ASA
O diretor da Associação de Árbitros de Sorocaba, Eliseu Sentelhas, disse que, embora satisfeito pela temporada de 2018, até esse momento, pelos oficiais da ASA, ressaltou que o ano está na metade e ainda há muito trabalho pela frente.

"São números muito bons, mas mais que os números, é o bom trabalho que nossos oficiais vem realizando durante toda a temporada, abdicando muitas vezes de poder passar o final de semana com seus familiares, e ficando às vezes o dia inteiro fora, trabalhando de manhã à tarde.Tudo pelo amor à arbitragem", disse Sentelhas.

O diretor segue em sua análise: " Temos uma equipe guerreira, formada por árbitros, assistentes e anotadores. Que vencem todas as barreiras para executarem bem o trabalho que foi lhes colocado, que é levar a bom termo as partidas, num futebol dificil como o de hoje. Por isso a ASA procura valorizar sobremaneira seu quadro, sejam eles árbitros e oficiais, mais experientes, como essa nova geração, cheia de vontade de acertar no dia a dia. Temos uma equipe de fibra e sem eles a ASA não seria o que é hoje, uma referência há décadas no que se trata de arbitragem regional, com vários de seus integrantes chegando à Federação Paulista", finalizou o diretor da ASA.


BALANÇO DE JULHO E DE 2018 (PARCIAL) DA ASA





domingo, 1 de julho de 2018

Primeiro semestre de 2018

ASA perto dos 1000 jogos neste ano

Bons jogos na região e presença do quadro na ASA no primeiro semestre de 2018 (Antonio Moraes)










O primeiro semestre de 2018 está terminando e a ASA, Associação Sorocabana de Árbitros, continua com seu trabalho incessante e presente em toda a região. Se no último levantamento, com pouco mais de quatro meses, eram quase 650 jogos,  média de quase 130 jogos por mês, com média de jogos entre 32 a 40 jogos semanais, no fechamento de seis meses da temporada, o número chega perto das 1000 partidas, arbitradas pelo quadro de oficiais da ASA.

Segundo levantamento da ASA, de 12 de janeiro, quando da abertura da temporada, com a Copa Brasil sub-15 em Votorantim, e somando os jogos  até dias 31 de junho e 1º de junho, estivera em ação em diversos campeonatos,  917 árbitros, quase 890 anotadores e e 1701 assistentes. Apenas a título de esclarecimento, jogos do futebol society são  utilizados dois árbitros por jogo e um anotador,não havendo assistentes. Ainda segundo os números da entidade, de janeiro a junho foram 3512 escalas individuais. Esclarecendo,  uma partida normal, com uma equipe de oficiais, um árbitro, dois assistentes e um anotador, totalizam quatro escalas individuais.

Sorocaba

Na Manchester Paulista, a Taça Baltazar Fernandes, a terceira divisão local, totalizou em seis meses 230 partidas com presença da ASA. A Taça Palácio dos Tropeiros, segunda divisão de Sorocaba, conta com 40 jogos com arbitragem da associação. Os veteranos da primeira e segunda divisão tem quase  80 partidas em seis meses, com apito da ASA.Outro destaque do segundo semestre será o campeonato da primeira divisão, que deve começar entre  setembro e outubro, também com arbitragem da ASA.  No ano que vem, segundo, Sorocaba deve ganhar a quarta divisão, segundo anunciou a Secretaria de Esportes local.

Votorantim

Na ex-capital do cimento,  Votorantim,  a ASA marca presença em todos os campeonatos. No primeiro semestre ocorreram a primeira divisão e agora a segunda, estando prevista a terceira divisão votorantinense no segundo semestre. Os campeonatos de menores, sub-14, e outros como o veterano, master e quarentão, são outras atrações em Votorantim, e todos esses torneios, promovidos pela Secretaria de Esportes local (Sedesp), têm a participação e arbitragem do quadro da ASA.
De acordo com o levantamento semestral de 2018, a ASA esteve presente em 147 partidas na cidade de Votorantim no primeiro semestre, sem contar a Copa Brasil sub-15 no início do ano, com 31 partidas, totalizando 178 jogos com presença da associação em torneios votorantinenses, e mais de 700 escalas individuais.

Região

A ASA vem estando presente em outras cidades da região metropolitana de Sorocaba.
Em Salto de Pirapora, o varzeano te 67 jogos com arbitragem da associação. Alambari, Ibiúna entre outras cidades,  tiveram partidas com apito do quadro de oficiais de ASA.

Jogos do Sesi e campeonatos classistas

Nos campeonatos promovidos por empresas e “torneios classistas” o quadro da  ASA vem se mostrando presente neste ano. Nos tradicionais Jogos do Sesi, campeonato máster e de futebol society, a ASA esteve presente em quase 100 jogos no primeiro semestre de 2018.  A OAB, no torneio tradicional da Copa da Ordem dos Advogados do Brasil  regional, também conta com a arbitragem da ASA.
Destaque-se ainda a presença dos árbitros, assistentes e anotadores nos Jogos Universitários de Sorocaba, competição que reúne todas as faculdades de Sorocaba e região. Além da Copa de Futebol do Clube de Campo de Sorocaba, um dos mais tradicionais clubes da região.

IMAGENS DE JUNHO DA ASA

Copa das Escolinhas

A ASA se faz presente em 2018 em outras duas importantes competições: a Copa das Escolinhas, da Lisofus, com mais de 110 jogos realizados e todos com a presença da ASA, que faz uma arbitragem nestes jogos de forma educativa para as novas gerações do futebol. A entidade arbitrou ainda a Copa América no primeiro semestre.
Trabalho segue, diz diretor

O diretor da Associação Sorocabana de Árbitros, Eliseus Sentelhas,comentou que apesar dos bons resultados e atuação muito ampla em campeonatos de toda a região, com a tradição e buscando sempre a qualidade na arbitragem, a ASA não pára. Segundo ele, tudo se moderniza, avança e evolui. E a ASA segue  neste ritmo.


“Teremos um segundo semestre com muitas partidas e torneios, e cada vez as exigências aumentam e a ASA procura  acompanhar. Realizamos com a Safesp neste ano um curso para formar oficiais de arbitragem, além de proporcionar aumento de conhecimento aos oficiais de nosso quadro. Temos uma nova geração talentosa que está chegando, e uma atual que mostra qualidades já há muito tempo. Esse é o nosso desafio maior, continuar proporcionando ao futebol regional uma arbitragem de qualidade, pontual, com muita dedicação e que marque pela pontualidade. E estamos trabalhando muito para isso”, finalizou Eliseu Sentelhas.





terça-feira, 22 de maio de 2018

De janeiro a maio de 2018


Balanço da ASA aponta quase
650 jogos em cinco meses



ASA, mais de 600 jogos em quase cinco meses de 2018 (Antonio Moraes)

Faltando uma semana para terminar o quinto mês da temporada 2018 do futebol de Sorocaba, Votorantim e região, a ASA, Associação Sorocabana de Árbitros, sempre presente com seu quadro, já totaliza quase 650 jogos,  média de quase 130 jogos por mês, com média de jogos entre 32 a 40 jogos semanais.
Segundo levantamento da ASA, estiveram em ação desde 12 de janeiro, quando a bola rolou pela Copa Brasil sub-15 em Votorantim,  até 19 de maio, portanto em 18 semanas de 2018, 665 árbitros, quase 640 anotadores (esclarecendo que em jogos do futebol society são dois árbitros por jogo),   1271 assistentes (antigos “bandeiras”, totalizando, em escalas individuas, 2.565 oficiais da ASA em ação.
A ASA já esteve presente, em Sorocaba, na Taça Baltazar Fernandes, a terceira divisão local, que ultrapassou os 200 jogos; no Veterano da 1ª Divisão, com mais de 50 partidas, ambos campeonatos da Secretaria de Esportes (Semes). Foram ainda quase 40 jogos na Copa América, da Lisofus.  A Copa das Escolinhas, também da Liga Sorocabana, teve quase 80 jogos com presença da ASA.

Nas cidades da região, em Votorantim, com os campeonatos da 1ª Divisão, Menores e Quarentão entre outros, promovidos pela Secretaria de Esportes local (Sedesp), já foram quase 110 partidas tendo a arbitragem da ASA. Sem citar a Copa Brasil Infantil, com mais de 30 partidas.
Em Salto de Pirapora, o Campeonato Varzeano local totaliza mais de 60 jogos com os oficiais da Associação Sorocabana de árbitros. Alambari também teve jogos no seu campeonato com presença da ASA.

Nos chamados “torneios classistas” ou de empresas, a ASA vem atuando bastante em 2018. Nos tradicionalíssimos Jogos do Sesi, Copa das Indústrias, (ex-Jogos Operários), no futebol de campo, já fora, quase 40 partidas somente neste início de temporada; o torneio de futebol society dos Jogos do Sesi, tiveram 20 partidas nesta arrancada. O Copa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), regional, também conta com a arbitragem da ASA.

AS ESCALAS DOS 30 ULTIMOS DIAS

Balanço de 30 dias
De 29 de abril a 20 de maio, a ASA contabilizou 175 partidas com a presença de seu quadro na região, colocando em ação, 189 árbitros (society tem dois árbitros por jogo), 322 assistentes (bandeiras) e 175 anotadores. Neste balanço mensal, a Taça Baltazar Fernandes teve 51 jogos, com presença da ASA;  o Veterano da 1ª Divisão de Sorocaba, contou com 16 partidas; Votorantim com nove; Salto de Pirapora com 20; a Copa das Escolinhas, da Lisofus, com 30; Copa Sesi de Futebol Master com 29; Copa Sesi de Futebol Society com 14 jogos; e a Copa OAB com seis jogos


AS FOTOS DE  ABRIL E MAIO


ASA, uma família unida em prol da arbitragem

“São números importantes para a ASA, que segue trabalhando com afinco para o bem do futebol regional com seu quadro de árbitros, assistentes e anotadores em praticamente em toda a região. E nunca é demais, agradecer a essa nossa família da arbitragem ASA, que semanalmente abdica e se priva, sábados, domingos e feriados, da convivência com seus familiares, pais, mães, esposas (os), filhos, para se dedicar à arbitragem nos campos mais diversos de Sorocaba, Votorantim e região. É um pessoal guerreiro, que procura fazer sempre seu melhor para o futebol e deve ser sempre enaltecido e merecer nosso carinho”,  disse o diretor de árbitros da ASA, Eliseu Sentelhas.

Beneficios para a arbitragem do curso ASA/Safesp

O diretor comentou o recém terminado “Curso de Formação de Árbitros” realizado pela ASA em parceria com a Safesp, e seu reflexo direto para o trabalho da ASA e dos oficiais que atuam e os que virão a atuar num futuro próximo: 

“Esse curso, e agradecemos à diretoria da Safesp por isso, no proporcionou não somente uma forma dos que já atuam na arbitragem, de aplicar no campo de jogo,as melhorias, aperfeiçoamento e conhecimento obtido no curso. Assim como deu a oportunidade da arbitragem regional poder contar com novos oficiais de arbitragem. Gente nova, que se unirá aos oficiais mais experientes para fazer cada dia mais uma arbitragem mais forte. E quem ganha com isso é o futebol e o esporte”, finalizou  Sentelhas.









←  Anterior Proxima  → Inicio

Postagem em destaque

CURIOSIDADES DA ARBITRAGEM

VOCÊ SABIA?   ÁRBITROS ATUAVAM FORA DO CAMPO E "BANDEIRINHAS" SURGIRAM EM 1892 Segundo a história do futebol, os primeiros...