ASA SOROCABA

EMAIL: asasorocaba@gmail.com FACEBOOK: facebook.com/asasorocaba.asa ENDEREÇO:asasorocaba.blogspot.com.br
Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Like on Facebook

TRADUTOR

Popular Posts

Blogger templates

Blogger templates

Blogroll


sexta-feira, 8 de maio de 2015

Depois de apitar duas finais de estaduais, Ceretta, da ASA, foi eleito melhor árbitro do Paulistão 2015


Ceretta  e a premiação de melhor arbitro do Paulistão
O árbitro de Votorantim, Guilherme Ceretta de Lima, foi escolhido o melhor do Paulistão de 2015. Ele apitou dez jogos, incluindo a final entre Santos e Palmeiras, vencida pelo Santos no domingo passado.

Nesta semana,  sede da Federação Paulista de Futebol, O arbitro da ASA, Guilherme Ceretta de Lima, que pertence aos quadros da Federação Paulista, Confederação Brasileira de Futebol, CBF, e candidato a uma vaga a aspirante do quadro da FIFA,  Guilherme Ceretta de Lima, foi escolhido como melhor arbitro do Paulistão 2015. Ceretta apitou a final entre Santos e Palmeiras,na Vila Belmiro.

Ceretta tem 31 anos e na final foi auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Alex Ang Ribeiro. No sorteio, Ceretta venceu  Luiz Flávio de Oliveira e Raphael Claus, outros árbitros indicados pela Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Federação Paulista de Futebol (FPF). 
Em entrevista  para a rádio Band FM, Ceretta, 31 anos disse que ficou feliz de ter apitado a sua segunda final.


Ceretta em ação
Neste ano ele já apitou  um jogo da Copa do Brasil, Salgueiro x Flamengo, dois pela Série A-2, São Caetano 1 x 1 Novorizontino, Guarani 2x1 Barbarense.Pelo Paulistão 2015, foram oito jogos apitados por Ceretta com árbitro principal: entre eles um Santos 3x0 XV de Piracicaba. Ceretta não apitou nenhum jogo do Palmeiras. No Paulistão ele dirigiu ainda:São Paulo 3x0 Linense, Capivariano 2x3 Corinthians, Corintihans 3x0 Mogi Mirin, Linense 2x2 Ponte Preta, Audax 1x1 Portuguesa, Ponte Preta 1x0 Ituano e Penapolense 1x3 São Paulo.


Final de 2013 - Guilherme Ceretta de Lima foi sorteado e apitou a grande final do Paulistão Série A1 de 2013, após Rodrigo Braghetto ser dispensado da atribuição (e até anunciar o fim de sua carreira), no clássico Santos 1x1 Corinthians.


FALA ÁRBITRO: Jovem revelação da ASA vai para a Federação Paulista


Everton Oliveira, ao lado de Regildênia ( vai buscar a FPF)
Além de fazer um grande trabalho em prol da  arbitragem de Sorocaba, Votorantim e região, a ASA, Associação Sorocabana de Árbitros, vem se notabilizando em revelar valores para o apito nacional. Dos quadros da ASA já sairam árbitros como Paulo Márcio, Guilherme Ceretta, eleito recentemente o melhor árbitro do Paulistão de 2015, além de já ter apitado duas finais do estadual, Benilto de Brito entre outros.


E a safra de bons apitadores continua em alta. O próximo integrante da ASA, a engrossara as fileiras do quadro do apito da FPF é Everton Araújo de Oliveira. Aos 23 anos, ele confirmou ao site da ASA que irá realizar o curso de formação da entidade para apitar profissionalmente. "Acredito que pelo trabalho que venho realizando nestes anos todos, e conhecimento que a ASA me proporcionou, tenho boas condições de me aprimorar ainda mais no quadro da FPF e quem sabe galgar lugares mais altos na arbitragem estadual e do país", frisou Oliveira ao site da ASA.
A carreira
Apesar da pouca idade, 23 anos, Everton Oliveira já apita há quase nove anos. "Comecei com 12 anos, apitando jogos na escola, porque minha professora, Albertina me incentivou a apitar, porque não jogava nada (risos). Desde lá não parei mais de apitar", explicou.
Oliveira disse que teve sua primeira oportunidade com 16 anos na ASA. "E pra complicar fui escalado pelo seu "Eliseu" para  fazer um jogo da teceira divisão no campo da Chave (em Votorantim). Posso dizer que não tive medo, mas tive um pouco de frio na barriga. Mas foi tudo bem. E tinha uma autorização de minha mãe para atuar", comentou.
O mundo dos árbitros é cheio de histórias engraçadas. Everton Oliveira conta uma delas: "Uma vez um jogador (tentando me pressionar), em um jogo do varzeano, me falou assim  `apita pros dois lados´, e eu falei:`O meu apito só sai para um lado só, e não pelos dois`.  E todo time riu dele",  conta Oliveira.

Everton (aco centro), na Copa Brasil Infantil/Foto Benedito Arruda
Família
O árbitro disse que por conta dos compromissos, nos finais de semana, raramente consegue ficar com a família:"Nunca tenho tempo de comer um macarrão da mamãe no domingo.Um fim de semana com a familia e raro. Mais se não tiver jogo no fim de semana  eu fico doente", disse, rindo, o árbitro.
Para Evertos Oliveira, a ASA vem tendo um bom trabalho. Mais precisamos de renovação para arbitragem, mais cursos. E nos jogos mais segurança, melhor estrutura nos campos"

 Futuro como profissional
Everton Oliveira disse que está otimista em relação à sua carreira como futuro árbitro profissional. Incentivado pelo atual árbitro da CBF e Federação Paulista, ele tendo como espelho  Silvia Regina e ainda Relgidênia de Holanda, do quadro da Fifa, as esperanças são grandes:
"Eu me inspirei muito na árbitra Silvia Regina e hoje na arbitra Regildenia, da Fifa, por sua por sua humildade e por sempre ter corrido atrás do seu sonho.E é isso que eu vou fazer", finalizou.



FALA ÁRBITRO: Amor ao futebol aproximou Marciano do apito !

Marciano Silvestre (1º à esq): Amor à arbitragem
O amor ao futebol aproximou um dia o hoje árbitro Marciano Silvestre da ASA, Associação Sorocabana de Arbitragem, do apito. Atualmente com 40 anos, Marciano apita há oito em Sorocaba, Votorantim e região.

O início
"Comecei a apitar, porque gosto muito de futebol. E depois, porque já não podia mais jogar, há oito anos atrás, por causa de duas cirurgias no quadril", explicou o árbitro. Marciano disse que quem o levou para o primeiro campo para apitar foi o amigo Genésio Vieira, da Liga de Mairinque. De lá para cá não parou mais.
Falando ao site da ASA, Marciano disse que hoje a mentalidade em relação aos árbitros vem mudando devagar. "Antigamente, era o time  perder o jogo, que a torcida entrar e quebrar o arbitro. No primeiro jogo, foi muito difícil. Até perguntei pra mim mesmo se era aquilo que eu queria. E era", lembra Marciano
Segundo ele, o tempo ensina o árbitro a  ganhar o respeito do atletas e dirigentes. "Tive sim alguns momentos dificeis, quando achava que não ia conseguir terminar um jogo, mas depois na sequência da minha carreira deu tudo certo. Meu momento mais feliz foi quando fiz a final do veterano da primeira divisão de Sorocaba, Paulistano e Vila Carvalho, onde fiz uma  ótima arbitragem.
 Marciano (ao centro) destaca seus oito anos como árbiro


Cabeça erguida
Para Marciano, a maior vitória para um árbitro e ele  sair de campo com a  cabeça erguida é falar assim: "Fiz um excelente  trabalho".  Sobre a questão da familia, ele conta que mulher e filhos não gostam de ver o pai-árbitro todo fim de semana fora. "Mas eles entendem, sabem é porque eu gosto", disse o arbitro, que durante a semana trabalha como operador de máquinas em uma empresa na região.

Trabalho da ASA
Uma dica sua para quem está começando. "Faça aquilo que tem vontade, e com amor. E se for o caso faça um curso na Federação, porque na várzea uma atividade, infelizmente, sem reconhecimento",
Ele também agradeceu ao apoio que os árbitros tem da ASA. "A ASA é uma entidade que nos orgulha muito pelos grandes homens e mulheres que compoem seu quadro. Pessoas íntegras, idôneas, que sacrificam todos os finais de semana suas vidas e famílias em prol da arbitragem de toda  a região. Agradeço muito à ASA por esse trabalho",finalizou;
finalizou.





Balanço quadrimestral aponta mais de 1200 escalas e 300 equipes em campo





Trabalho incessante da ASA em vários torneios em 2015!
A Associação Sorocabana de Árbitros, ASA, acaba de fechar o balanço da arbitragem em Sorocaba, Votorantim e região nos quatro primeiros meses de 2015.  Em diversas competições onde a ASA esteve em ação, foram totalizadas as escalações de 316 equipes completas de arbitragem. 
Lembrando que cada equipe da ASA é formada por um árbitro, dois assistentes e um anotador, portanto quatro oficiais da entidade escalada por jogo. Com isso, o total, individual de escalas foi de 1264 escalas.
Na Copa Brasil Infantil, realizada em janeiro em Votorantim, foram 31 equipes escaladas. Na Copa América, torneio do futebol amador de Sorocaba, realizado em fevereiro, foram 16 equipes da ASA e 64 escalas individuais. 
Votorantim
No Campeonato Varzeano de Votorantim, somando-se torneios juvenil, quarentão e varzeano da primeira divisão, iniciados em fevereiro deste ano, em três meses até a agora, estiveram em ação 127 trios e um total de 508 escalas individuais, número bastante expressivo.

Sorocaba
Na cidade de Sorocaba, nos certames varzeanos da primeira divisão (Taça Cidade de Sorocaba) e veterano (1ª Divisão), iniciados no mês de março, um mês antes dos torneios de Votorantim, os números são também bastante importantes: 125 equipes de arbitragem em campo, e 500 escalas individuais. 

Outros torneios

Os Jogos Industriários do Sesi, outro torneio de renome na região e no Brasil, também contou com a arbitragem da ASA. Foram até agora 27 equipes escaladas para as partidas, totalizando 108 escalas.  A entidade esteve presente ainda em outros torneios como a Copa do Milho, na cidade de Capela do Alto, com nove equipes e 36 escalas individuais; e a Copa Shangri-lá, que também movimentou o futebol. 


Eliseu Sentelhas, diretor da ASA
ASA: Uma família em prol da boa arbitragem
Falando ao site da ASA, o diretor de arbitragem da ASA, Eliseu Sentelhas, aproveitou a oportunidade para agradecer a toda equipe da entidade, árbitros, assistentes e anotadores pela confiança e apoio no trabalho de fôlego que a ASA vem realizando nestes anos todos em prol da arbitragem regional. "Sem essa equipe maravilhosa e formada por grandes pessoas, e abnegados, que muitas vezes abrem mão de sua vida pessoal e familiar em prol da arbitragem, esse trabalho nunca poderia acontecer. É por isso que temos o orgulho de trabalhar  com essa equipe unida e forte da ASA, que hoje forma uma só família", finalizou o diretor.   




CONFIRA NOS LINS ABAIXO UM BALANÇO GERAL DOS QUATRO PRIMEIROS MESES DE 2015 DA ARBITRAGEM DA ASA NA REGIÃO DE SOROCABA!












←  Anterior Proxima  → Inicio

Postagem em destaque

CURIOSIDADES DA ARBITRAGEM

VOCÊ SABIA?   ÁRBITROS ATUAVAM FORA DO CAMPO E "BANDEIRINHAS" SURGIRAM EM 1892 Segundo a história do futebol, os primeiros...